segunda-feira, 8 de abril de 2013

Oração e Período


Oração e Período

Período
É a frase organizada em uma ou mais orações.

Pode ser:
Simples - quando constituído de uma só oração:
O casarão todo dormia.
Composto - quando formado de duas ou mais orações:
O senhor sabe, / são moças, / querem divertir-se.

O período termina sempre por uma pausa bem definida, que se marca na escrita com ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências e, algumas vezes, com dois pontos.


Termos essenciais da oração

São termos essenciais da oração o SUJEITO e o PREDICADO.

Sujeito - é o ser sobre o qual se faz uma declaração.
Predicado - é tudo aquilo que se diz do SUJEITO.

Assim, na oração:
O galo velho olhou de novo o céu.
temos:

SUJEITO: O galo velho.
PREDICADO: olhou de novo o céu.

1. Tipos de Sujeito:

1.1. Sujeito simples
Quando o sujeito tem apenas um núcleo, isto é, quando o verbo se refere a um só substantivo, ou a um só pronome, ou a um só numeral, ou a uma só palavra substantivada, ou a uma só oração substantiva, o SUJEITO é SIMPLES.

1.2. Sujeito composto
É COMPOSTO o sujeito que tem mais de um núcleo, ou seja, o sujeito constituído de:

a) mais de um substantivo:
Vozes, risos e palmas vieram lá de baixo.
b) mais de um pronome:
E assim galgamos ele e eu o rochedo.
c) mais de uma palavra ou expressão substantivada:
Falam por mim os abandonados de justiça, os simples de coração.

d) mais de um numeral:
Passavam devagar, em fila, seis ou sete.
e) mais de uma oração:
Era melhor esquecer o nó / e pensar numa cama igual à de seu Tomás da bolandeira.

1.3. Sujeito oculto (determinado)
É aquele que não está materialmente expresso na oração, mas pode ser identificado:

a) pela desinência verbal:
Gosto de chuva, Pedro.
O sujeito de gosto, indicado pela desinência -o, é o pronome eu.
b) pela presença do sujeito em outra oração do mesmo período ou de período contíguo:
O funcionário riu com esforço, e despediu-se enojado. Entrou numa livraria.
O sujeito de riu e despediu-se é o funcionário, mencionado apenas na primeira oração, antes de riu. E é também o sujeito do verbo entrou, pertencente ao período seguinte.

1.4. Sujeito indeterminado
Quando o verbo não se refere a uma pessoa determinada, ou por se desconhecer quem executa a ação, ou por não haver interesse no seu conhecimento, diz-se que o SUJEITO é INDETERMINADO. Nestes casos, põe-se o verbo:

a) ou na 3ª pessoa do plural:
Anunciaram que você morreu.
b) ou na 3ª pessoa do singular, com o pronome se:
Não se falava dele no Ateneu.

1.5. Oração sem sujeito
Não deve ser confundido o SUJEITO INDETERMINADO, que existe, mas não se pode ou não se deseja identificar, com a inexistência do sujeito.
Em orações como as seguintes:
Chove. Anoitece. Faz frio.
Interessa-nos o processo verbal em si, pois não o atribuímos a nenhum ser. Diz-se, então, que o verbo é IMPESSOAL; e o SUJEITO, INEXISTENTE.
Principais casos de oração sem sujeito:

a) com verbos ou expressões que denotam fenômenos da natureza:
De noite choveu muito.
b) com o verbo haver na acepção de "existir":
Há flores, vidros, luz e sombra na casa das seis mulheres.
c) com os verbos haver, fazer e ir, quando indicam tempo decorrido:
Já estou aqui há dois dias.
d) com o verbo ser, na indicação de tempo em geral:
Era inverno na certa no alto sertão.

2. O predicado
O PREDICADO pode ser NOMINAL, VERBAL ou VERBO-NOMINAL.

2.1. Predicado nominal
O PREDICADO NOMINAL é formado por um VERBO DE LIGAÇÃO + PREDICATIVO DO SUJEITO.

2.1.1. O verbo de ligação
Os VERBOS DE LIGAÇÃO servem para estabelecer a união entre duas palavras ou expressões de caráter nominal. Não trazem propriamente idéia nova ao sujeito; funcionam apenas como elo entre este e o seu predicativo.
Os verbos de ligação podem expressar:

a) estado permanente:
O fato é vulgaríssimo.
b) estado transitório:
Os caboclos estavam desconfiados.
c) mudança de estado:
Fiquei sensibilizadíssimo.
d) continuidade de estado:
O rapaz continua indeciso.
e) aparência de estado:
Os olhos pareciam uma posta de sangue.

2.1.2. O predicativo do sujeito
PREDICATIVO DO SUJEITO é o núcleo do PREDICADO NOMINAL, ou seja, aquilo que se declara do sujeito.
Pode ser representado por:

a) substantivo ou expressão substantivada:
Eras marido e filho?
Não, eu não era o 301.
b) adjetivo ou locução adjetiva:
Ele ficou pasmo, sem palavras.
c) pronome:
Nunca fora nada na vida...
d) numeral:
Duas são as representações elementares do agradável realizado. (R. POMPÉIA)
e) oração:
O pior é que parti os óculos.

Odisseia, de Homero

Transposta para a literatura do século 20 por James Joyce, em Ulisses, e presente na estrutura de um sem-número de obras artísticas desde a Antiguidade em gêneros que vão do teatro às artes plásticas, a Odisseia é o que o crítico Otto Maria Carpeaux definiu como "a bíblia estética, religiosa e política dos gregos que se transformou na bíblia literária da civilização ocidental inteira". 

Continuação da Ilíada, a obra acompanha Odisseu (nome grego de Ulisses) em sua jornada de regresso à sua cidade natal, Ítaca, após a Guerra de Troia. Durante os dez anos de sua viagem, ele enfrenta a ira de deuses, a sedução de ninfas, é capturado por ciclopes e sofre o assédio de sereias, entre outras peripécias. Todo esse conjunto de acontecimentos fantásticos faz da Odisseia uma epopeia diferente da Ilíada, na qual os heróis épicos não participam de aventuras fabulosas ou enfrentam monstros e entidades anacrônicas. 


Segundo o escritor italiano Italo Calvino, uma das novidades da Odisseia foi justamente "ter colocado um herói épico como Ulisses às voltas com bruxas e gigantes, monstros e devoradores de homens". Dessa maneira, submetendo um herói, tradicionalmente um paradigma de virtudes aristocráticas e militares, às "mais duras fadigas, dor e solidão", Homero o aproxima do homem moderno. 

Assim, a persistência de Odisseu para atingir seus objetivos e sua luta contra o universo arcaico representam, em larga medida, o homem moderno em seu embate diário contra as angústias e dores de seu tempo. Lançando mão da sabedoria e do equilíbrio, mas também de astúcia, o herói constrói uma nova ordem que confronta o obscurantismo de um mundo dominado pelos caprichos dos deuses. 

A modernidade temática, construída sobre dicotomias - seja entre o mundo mítico e o mundo dos homens, seja entre a necessidade de prosseguir e os obstáculos que incitam à permanência -, encontra consonância com um registro de tipo mais realista. Esse mundo nos é apresentado por meio de uma técnica narrativa largamente empregada na literatura dos tempos modernos, a inversão temporal, segundo a qual os eventos são narrados em retrospectiva, em uma ordem não cronológica. 

O poema se inicia com a Telemaquia, uma narrativa paralela à de Odisseu, que conta a viagem de seu filho, Telêmaco, em busca do pai. Depois de passar por Pilos, na Grécia, Telêmaco encontra-se com o rei Menelau e sua mulher, Helena, que narram as façanhas de Ulisses durante a Guerra de Troia

Enquanto isso, Ulisses aporta na ilha dos feácios, depois de passar sete anos na ilha da ninfa Calipso, e conta ao rei Alcínoo suas peripécias até chegar ali. Com o apoio de Zeus e Palas Atena, mas perseguido por Poseidon, deus dos mares, o herói fora obrigado a enfrentar inúmeros obstáculos e a lutar para não "esquecer do retorno", segundo Homero. 


Com a ajuda dos feácios, Odisseu consegue chegar a Ítaca. Em sua terra natal, se faz passar por mendigo até revelar sua identidade para a esposa, Penélope, que o havia esperado, preterindo seus vários pretendentes com a desculpa de que precisava terminar de tecer um véu para a mortalha do sogro Laertes, trabalho que fazia de dia e desfazia ao anoitecer - uma imagem que, como tantas outras desse épico, ficou gravada na história.

Questão de vestibular

Dadas as sentenças:
I. THE TITANIC sank in the beginning of the XX century.
II. THE BABY OF OUR UPSTAIRS NEIGHBORS is crying aloud.
III. MY PET is the smartest of the neighborhood. Everybody
enjoys seeing him.
– A alternativa que possui os pronomes que substituem
corretamente os termos em destaque é: 

a) It – She – It
b) It – She – He
c) He – She – He
d) She – He – He 
e) She – It – He 
A resposta correta é a letra E. 

Na sentença I usa-se "She" porque em carros, motos e navios em geral são coisas estimadas, queridas afetivamente pelo seu possuidor, por isso que se usa "She". Na sentença II usa-se "It" porque quando não se sabe o sexo do bebê, ou mesmo quando se sabe, é preferível usar o "It" para generalizá-lo, o que também ocorre no português, já que alguém raramente diz "A bebê" mesmo quando se é do sexo feminino. Na sentença III usa-se "He" porque quando se diz "MY PET is the smartest of the neighborhood. Everybody enjoys seeing him." já dá automaticamente para saber que é "He" porque há o pronome objeto "him" fazendo referência ao sujeito da primeira frase, e o correspondente de "him" para sujeito é o "he". 
Por Iridescent