sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Diferença entre assunto e tema na redação do Enem 2014


A segunda competência analisada na correção da Redação do Enem é “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.” Ou seja, trata-se da adequação da dissertação quanto ao tema proposto.
São consideradas faltas graves, nessa competência, a fuga e o tangenciamento ao tema. Mas qual a diferença entre elas?
Fugir ao tema é abordar algo completamente diferente do proposto. Tangenciar o tema é fazer uma abordagem parcial do tema, estando dentro do assunto, ou seja, trabalhar o assunto ao invés do tema.
Porém, temos aí um novo problema a entender: precisamos diferenciar assunto e tema. Para isso, observe a figura abaixo:
Veja que assunto é algo mais amplo e que o tema está dentro do assunto. Podemos pensar em tangenciamento nos recordando do significado de tangente em matemática, como ilustrado na figura. Logo, tangenciar o tema é passar superficialmente pelo campo do tema, adentrando o campo do assunto.
Para treinar essa diferenciação e garantir que sua redação não receberá desconto de pontos (no caso de tangenciamento) ou será zerada (no caso de fuga), nos próximos dias, lançaremos uma lista de possíveis temas acerca de vários assuntos que consideramos importantes e atuais.