Infelizmente, a profissão de professor está cada vez mais árdua. Uma grande parcela dos alunos não quer "discutir" assuntos
relevantes em sala. Falar de assunto supérfluo (futebol, novela, namoro de
"a" ou "b", programas sem cunho educativo, entre outros) pode ser mais divertido,
emocionante, atraente... nada de assunto realmente importante para eles da atualidade vai atrair profundamente.
Nossas salas estão pobres de alunos antenados ou/e críticos nas
questões políticas e sociais do nosso país. Nossos alunos não assistem a um bom
Jornal, não gostam de MPB, não se interessam por literatura, não acessam sites
de assuntos educativos.
O professor, muitas vezes, fica refém dessa situação. "Algemado" por essa letargia mental, tenta ao máximo de suas forças trazer um pouquinho de informação e tornar sua aula um pouco mais `rica`... contudo, também, depara-se com um alunado de leitura artificial, isto é, não consegue ler as `entrelinhas`; apenas o básico. Muitos apenas leem o suficiente para fazer uma avaliação.
O resultado está aí no índice de reprovação na Enem, principalmente em redação, com um número alto de alunos com nota zero. Nossas escolas estão com salas cheias de mentes vazias.
O resultado está aí no índice de reprovação na Enem, principalmente em redação, com um número alto de alunos com nota zero. Nossas escolas estão com salas cheias de mentes vazias.
`Quem só curte uma `Xuxa` não tem como discutir um `Zé Ramalho`.
Joerlândio Cordeiro