Muitos alunos, diante de notas fracas, perguntam: por que estudo tanto e tiro notas baixas? essa tem sido uma das perguntas mais frequentes em nosso meio.
Ora, estudar tem que ser tomado como um hábito, um dever, não como uma obrigação; por isso, entre o desejo de aprender e a obrigação de estudar tem feito a diferença. Então, diante desse grande dilema, o aluno tem que se educar, mudando alguns hábitos para obter melhores notas.
O fato não é só o QUANTO você estuda, mas sim COMO e ONDE você estuda. Primeiro, selecione um lugar de sua casa que possa estudar, se possível estude só nele; faça sempre, se possível, no mesmo horário todos os dias. Escolha uma disciplina por vez e, quando for estudar, coloque sobre a mesa apenas o material NECESSÁRIO da disciplina que vai estudar. Limite seu horário em, no máximo, duas horas diárias (se necessitar estude mais). Se achar que duas horas diárias é muito tempo e cansativo para você, então comece por meia hora e vá aumentando gradativamente.
Anote tudo que tiver dúvida ou não conseguiu fazer. No dia da aula, peça esclarecimento ao professor antes que ele prossiga o assunto.
Lembre-se: a cama foi feita para dormir e não para estudar. Evite estudar deitado!
Joerlândio Cordeiro