O
que pensou
Anísio Teixeira pensava a educação
escolar como um direito que deveria ser estendido a toda a população, o que
demandaria escolas gratuitas de todos os níveis de ensino. Além disso,
acreditava que a educação seria o meio para acabar com as diferenças sociais
existentes na sociedade brasileira.
Frase
“A educação e a sociedade são dois
processos fundamentais da vida, que mutuamente se influenciam.”
De 1900 a † 1971
O
que pensou
Brousseau
elaborou reflexões no campo da Educação Matemática, visando explicar suas
dimensões epistemológicas, cognitivas e sociais. Em seus estudos destacou a
relação entre alunos e professores, as condições e a forma pela qual o
conhecimento matemático pode ser aprendido. Sua teoria também inovou ao
defender que o erro é fundamental para o aprendizado.
Frase
"O
aluno não só deve comunicar uma informação como também precisa afirmar que o
que diz é verdadeiro dentro de um sistema determinado"
O
que pensou
Expoente
máximo da escola progressiva americana. Para Dewey, o pensamento não existe
isolado da ação. A educação deve servir para resolver situações da vida e a
ação educativa tem como elemento fundamental o aperfeiçoamento das relações
sociais.
Frase
“O
professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma
soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter”;
“A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento”
“A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento”
O
que pensou
Elaborou
os “Códigos da Modernidade”, que são sete competências mínimas para a
participação produtiva e a inserção social do ser humano no século 21. Para
desenvolvê-los, o ensino deve ser contextualizado, o que significa tratar de
assuntos que fazem sentido na vida dos alunos.
Frase
“A
escola tem a obrigação de formar jovens capazes de criar, em cooperação com os
demais, uma ordem social na qual todos possam viver com dignidade”
O
que pensou
Foi
o primeiro a formular a pedagogia como uma ciência: organizada, abrangente e
sistemática. Sua estrutura teórica se baseia numa filosofia do funcionamento da
mente, o que a torna duplamente pioneira: por seu caráter científico e por
adotar a psicologia aplicada como eixo central da educação.
Frase
“A
pedagogia mostra os fins da educação; a psicologia, o caminho, os meios e os
obstáculos”;
“Virtude é o nome que convém ao objetivo pedagógico em sua totalidade. É a idéia da liberdade interior convertida em realidade permanente numa pessoa
“Virtude é o nome que convém ao objetivo pedagógico em sua totalidade. É a idéia da liberdade interior convertida em realidade permanente numa pessoa