sábado, 10 de agosto de 2013

REDAÇÃO (análise) - ENEM

Hoje, analisaremos a prova de redação do ENEM 2001 que foi assim:
Conter a destruição das florestas se tornou uma prioridade mundial, e não apenas um problema brasileiro. (…) Restam hoje, em todo o planeta, apenas 22% da cobertura florestal original. A Europa Ocidental perdeu 99,7%  de suas florestas primárias; a Ásia, 94%; a África, 92%; a Oceania, 78%; a América do Norte, 66%; e a América do Sul, 54%. Cerca de 45% das florestas tropicais, que cobriam originalmente 14 milhões de km quadrados (1,4 bilhão de hectares), desapareceram nas últimas décadas. No caso da Amazônia Brasileira, o desmatamento da região, que até 1970 era de apenas 1%, saltou para quase 15% em 1999. Uma área do tamanho da França desmatada em apenas 30 anos. Chega.
Paulo Adário, Coordenador da Campanha da Amazônia do Greenpeace.
(Caulos, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1978)
ttp://greenpeace.terra.com.br

Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial. (…)
Conta-se que Mahatma Gandhi, ao ser perguntado se, depois da independência, a Índia perseguiria o estilo de vida britânico, teria respondido: “(…) a Grã-Bretanha precisou de metade dos recursos do planeta para alcançar sua prosperidade; quantos planetas não seriam necessários para que um país como a Índia alcançasse o mesmo patamar?”
A sabedoria de Gandhi indicava que os modelos de desenvolvimento precisam mudar.
O planeta é um problema pessoal - Desenvolvimento sustentável. www.wwf.org.br

De uma coisa temos certeza: a terra não pertence ao homem branco; o homem branco é que pertence à terra. Disso temos certeza. Todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Tudo está associado.
O que fere a terra, fere também os filhos da terra. O homem não tece a teia da vida; é antes um de seus fios. O que quer que faça a essa teia, faz a si próprio.
Trecho de uma das várias versões de carta atribuída ao chefe Seattle, da trib Suquamish. A carta teria sido endereçada ao presidente norte-americano, Franklin Pierce, em 1854, a propósito de uma oferta de compra do território da tribo feita pelo governo dos Estados Unidos.
PINSKY, Jaime e outros (Org.). História da América através de textos. 3ª ed.São
Paulo: Contexto, 1991.
Estou indignado com a frase do presidente dos Estados Unidos, George Bush.
“Somos os maiores poluidores do mundo, mas se for preciso poluiremos mais para evitar uma recessão na economia americana”.
R. K., Ourinhos, SP. (Carta enviada à seção Correio da Revista
Galileu. Ano 10, junho de 2001).
Com base na leitura dos quadrinhos e dos textos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender o seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema discutido em seu texto. Suas propostas devem demonstrar respeito aos direitos humanos.
Observações:
• Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narrativa.
• O texto deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas escritas.
• A redação deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha própria.
• O rascunho poderá ser feito na última página deste Caderno.

Novamente, o ENEM trouxe como tema de sua prova de produção escrita um assunto que, infelizmente, continua atual e que diz respeito a todos nós: desenvolvimento x preservação ambiental. A banca elaboradora também faz um questionamento ao candidato: como conciliar os interesses em conflitos? Estes interesses, inclusive, estão postos na coletânea textual através dos textos do coordenador do Greenpeace, da organização WWF e do leitor da revista Galileu que abordam, com dados estarrecedores, o quanto a economia, a industralização e o desenvolvimento de um modo geral, dos países desenvolvidos (Estados Unidos e Inglaterra, os mencionados explicitamente), afetam o meio ambiente de todo o planeta. São dados que comprovam o que todo mundo já sabe (e já sabia na época), o que jornais, revistas e materiais didáticos trazem, há anos, como informação sobre isso.
Assim, não é difícil, neste tema, usar conteúdos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o texto e para cumprir a 2ª competência da grade de correção do ENEM. Por exemplo, no Brasil, florestas foram e são devastadas para dar lugar à plantações de soja, por exemplo, e a pastos, já que temos uma economia muito pautada na agricultura e na pecuária por razões climáticas, geográficas e históricas. A especulação imobiliária e turística sempre existiu, o que ocasionou e ocasiona, por vezes, na destruição de áreas verdes para a construção de condomínios fechados, hotéis etc.
Todos os textos da coletânea, mais visivelmente a história em quadrinhos de Caulos, mostram uma certa tristeza ao abordarem este assunto. Um país cantado por Gonçalves Dias (autor da primeira fase do romantismo brasileiro que, aliás, enaltecia a imagem do Brasil e buscava uma identidade e um herói nacional, também poderia ser usado no desenvolvimento do texto) pelas suas belezas naturais como o céu cheio de estrelas, as várzeas, as flores, os sabiás e as palmeiras vê sua situação ambiental ser retratada com pesar através da alusão direta do poemaCanção do Exílio, de 1843. A carta do leitor da revista Galileu exprime, explicitamente, sua indignação com a declaração do ex-presidente norte americano George W. Bush, além do desabafo “Chega” do coordenador do Greenpeace.
Tomar este tom indignado, revoltado e de protesto pode ser um bom caminho, desde que de forma controlada, para desenvolver esta redação; já escrever totalmente o contrário e o impensado, concordar com o Bush, por exemplo, quando a coletânea vai pelo outro lado, com certeza é perigoso devido aos argumentos disponíveis. Obviamente o candidato pode discordar do viés temático da prova, principalmente quando um questionamento é posto já no tema, mas isso é mais fácil quando a proposta dá margem para essa discordância, o que não é o caso do ENEM 2001.
A proposta de intervenção social (quinta competência) tem de responder a este questionamento posto no enunciado do tema, um questionamento que busca a conciliação entre o interesses que conflitam quando o assunto é preservação ambiental: economia, política, alimentação, industrialização, desmatamento etc versus sustentabilidade, reflorestamento, preservação de florestas e de recursos naturais etc. Como alcançamos o desenvolvimento com o mínimo impacto ambiental? Aliás, que desenvolvimento buscamos?
Quanto mais elaborada, prática e aplicável for esta proposta de intervenção social melhor, pois maior será a pontuação dada, sempre respeitando os direitos humanos, já que todo tema de redação do ENEM possui um viés social. Esta proposta de solução, como todo o tema, pode ser mais abrangente, pois a coletânea trata do problema mundialmente e não apenas em relação à realidade brasileira, isto é, a proposta de intervenção social deveria abarcar os principais causadores da devastação ambiental: os países desenvolvidos e mais industrializados, juntamente com os emergente, com os que têm sua economia pautada na agricultura e na pecuária.