quarta-feira, 8 de julho de 2015

Como Estudar Restando Quase Três Meses Para o Enem?


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro. Pode até parecer que estamos longe, mas a pouco mais de três meses das provas muitos candidatos já começam a se preocupar com as matérias que provavelmente não terão tempo de estudar.
Antes de tudo, é importante manter o equilíbrio. Não adianta nada deixar a ansiedade e o desespero tomarem conta ao ponto de prejudicarem os estudos que ainda estão por vir.
Questões Enem
Com os nervos no lugar, faça uma análise das disciplinas mais importantes para o curso que pretende disputar e dos conteúdos nos quais acredita que pode conseguir uma melhora mais significativa. Essa reflexão ajudará você a focar seus esforços justamente no que mais precisa. E isso certamente pode fazer toda a diferença, afinal, muitas vezes a separação entre os que conseguem aprovação daqueles que “batem na porta” são pequenas pontuações.
Outra dica importante nesse momento é entender que, embora a teoria seja parte fundamental num processo de aprendizagem, estando tão perto da prova, fixar os conteúdos que você já entendeu pode garantir que seus esforços não sejam em vão. Por mais estranho que pareça, muitas vezes é mais interessante realizar diversas questões daquela matéria que já foi estudada do que tentar assimilar muita informação em tão pouco tempo.
Imagine, por exemplo, que você já tenha estudado um conteúdo A, mas não tenha praticado realizando exercícios. Caso tente compreender um conteúdo B, pode acontecer de errar os dois na hora da prova. Isso porque não “consolidou” nem A, nem B.
Portanto, certifique-se de ter fixado teorias estudas anteriormente para, aí sim, partir para novas informações. E como já ressaltamos muitas vezes, a melhor maneira para isso é através da resolução de itens de determinado assunto.