sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dicas de Leitura Enem 2015: Crise Hídrica e Desarmamento


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam exigir do candidato boa desenvoltura em interpretação e análise crítica de textos de diversas áreas do conhecimento, muitas vezes, com temas relacionados a assuntos atuais e importantes para a sociedade dentro daquele ano. Esses textos podem aparecer tanto nos enunciados das questões, de todos os cadernos, e também na coletânea da redação como texto de apoio.
Os textos geralmente estarão relacionados com o aspecto teórico da questão, ou seja, o conteúdo estudado em uma ou mais disciplinas. Por isso, ao se manter atualizado e ler um determinado texto, é importante relacioná-lo com o que é aprendido no ensino médio, e tendo em mente que o conteúdo não virá isolado, mas aplicado em alguma situação real, o que podemos analisar em notícias, reportagens e artigos em geral.
O ponto chave é que o aluno perceba que no cotidiano as situações são interdisciplinares e que devemos interpretar um fato relacionando todos seus conhecimentos pré-adquiridos. Para treinarmos isso, o Portal InfoEnem irá trazer dicas de importantes textos a serem lidos e relacionados com o que você estudará no decorrer do ano em sua preparação para oEnem 2015.
Para começarmos, confira nossas indicações de hoje!

Crise hídrica

A crise de água, principalmente no Estado de São Paulo, tem sido um assunto muito discutido. Nessa matéria do sitePlaneta Sustentável, da Editora Abril, a situação foi analisada segundo o viés do reflorestamento, relacionando a situação do Sistema Cantareira com o Código Florestal de 2011, além de trazer várias explicações que envolvem conceitos das disciplinas de biologia e geografia.

Desarmamento civil

Há um grande debate na sociedade sobre a liberação ou não do uso de armas de fogo por civis. A Revista Galileu tem discutido esse tema com perspectiva científica, apresentando pesquisas para comprovar determinados argumentos. Essa leitura é útil tanto para se inteirar do assunto quanto para analisar dados científicos e perspectivas históricas e sociais, inclusive utilizando comparativos entre diferentes leis, como é o caso do Brasil, onde o armamento civil é proibido, e nos EUA, onde há liberação. Leia o primeiro artigo e aqui a continuação da discussão.

InfoEnem