terça-feira, 15 de abril de 2014

SALAS CHEIAS DE MENTES VAZIAS



Infelizmente, a profissão de professor está cada vez  mais árdua.  Uma grande parcela dos alunos não quer "discutir" assuntos relevantes em sala. Falar de assunto supérfluo (futebol, novela, namoro de "a" ou "b", programas sem cunho educativo, entre outros) pode ser mais divertido, emocionante, atraente... nada de  assunto realmente importante para eles da atualidade vai atrair profundamente.
Nossas salas estão pobres de alunos antenados ou/e críticos nas questões políticas e sociais do nosso país. Nossos alunos não assistem a um bom Jornal, não gostam de MPB, não se interessam por literatura, não acessam sites de assuntos educativos.  
O professor, muitas vezes, fica refém dessa situação. "Algemado" por essa letargia mental, tenta ao máximo de suas forças trazer um pouquinho de informação e  tornar sua  aula um pouco mais `rica`... contudo, também, depara-se com um alunado de leitura artificial, isto é, não consegue ler as `entrelinhas`; apenas o básico. Muitos  apenas leem o suficiente para fazer uma avaliação.
O resultado está aí no índice de reprovação na Enem, principalmente em redação, com um número alto de alunos com nota zero. Nossas escolas estão com salas cheias de mentes vazias.

`Quem só curte uma `Xuxa` não tem como discutir um `Zé Ramalho`.

Joerlândio Cordeiro