sábado, 5 de setembro de 2015

Literatura: 3ª Geração do Modernismo e Contemporânea


Vejamos os dois últimos momentos (até então estudados em Literatura) da produção literária brasileira. Primeiramente, relembre aqui as duas primeiras gerações do Modernismo.

3ª Geração do Modernismo (1945 – 1960)

Com o final da Segunda Guerra Mundial, os textos desse período trazem uma ideia de renovação e de preocupação com os problemas da humanidade. Por um lado, inicia-se aqui a pesquisa estética, o trabalho com a linguagem, a preocupação com o aspecto formal do texto. Por outro, retoma-se a preocupação com as tradições locais, as questões do cotidiano e os problemas existenciais.
As características desse período são de exatidão na forma, linguagem formal, escolha das palavras, temática social, principalmente temas ligados à política, lutas do povo, opressão, distribuição de renda e urbanização, e a exploração de diferentes linguagens e de questões existenciais mais profundas.
Os principais autores foram João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

Literatura Contemporânea

A partir da década de 60, o Brasil vivencia o fortalecimento do capitalismo e de grandes potências, além de adversidades políticas nos tempos da Ditadura Militar, com censura e autoritarismo. É um período, portanto, de produção fragmentada, em constante transformação, porém, intensa.
Na poesia, ganham destaque o Concretismo (valorização da estrutura verbal e visual da mensagem) e os movimentos culturais como Bossa Nova (releitura do samba brasileiro), Jovem Guarda (questionamento de conceitos morais da época) e Tropicalismo (protesto à ditadura e à repressão).
Na prosa, a pluralidade também é palavra-chave. Diferentes gêneros textuais ganham notabilidade: conto, crônica, teatro, romance. Os best-sellers ganham destaque, principalmente, aqueles que buscam retratar a urbanidade e a vida caótica do indivíduo.
Em um contexto marcado pela rapidez e agitação, os textos em prosa se tornam mais curtos. A produção literária é fortemente marcada pelos novos meios de comunicação: jornais, sites, revistas, blogs e redes sociais.
Viemos das cartas de Pero Vaz de Caminha até aquele texto que você compartilha no Facebook. Como você pôde perceber, a produção literária acompanha as mudanças históricas e culturais e diz muito sobre o contexto social que a população vive. Por isso, ter leitura e escrita críticas é tão importante para a nossa formação pessoal. Alimente-se de vida e boas leituras para você!