terça-feira, 15 de setembro de 2015

Questão com Poesia em Língua Inglesa no Enem


Hoje, reproduzimos para nossos leitores uma questão que apareceu na edição do Enem do ano passado, resolvida e comentada por um especialista. Veja:
ENEM 2014 – QUESTÃO 95
The Road Not Taken (by Robert Frost)
Two roads diverged in a wood, and I —
I took the one less traveled by,
And that has made all the difference.

Disponível em: www.poetryfoundation.org. Acesso em: 29 nov. 2011 (fragmento).

Estes são os versos finais do famoso poema The Road Not Taken, do poeta americano Robert Frost. Levando-se em consideração que a vida é comumente metaforizada como uma viagem, esses versos indicam que o autor

a) festeja o fato de ter sido ousado na escolha que fez em sua vida.
b) lamenta por ter sido um viajante que encontrou muitas bifurcações.
c) viaja muito pouco e que essa escolha fez toda a diferença em sua vida.
d) reconhece que as dificuldades em sua vida foram todas superadas.
e) percorre várias estradas durante as diferentes fases de sua vida.


RESOLUÇÃO: Alternativa A
Na seção literatura/poesia, o Enem trouxe a bela passagem do poema: The road not taken (A Estrada Não Percorrida), de Robert Frost.
Esta passagem do poema nos conduz a uma bifurcação e o autor ressalta que ele optou pelo lado menos explorado. Ele finaliza dizendo que esta decisão fez toda a diferença.
Certamente, trata-se da questão mais clara da prova, pois as três frases da poesia são, relativamente, fáceis de entender:
Two roads diverged in a wood, and I
Dois caminhos se iniciavam em uma floresta e eu

I took the one less traveled by

Eu escolhi aquela menos explorada

And that has made all the difference.

E isso tem feito toda a diferença.
A prova do inglês do Enem 2014 se alinha, ainda que apenas no formato, às provas de proficiência (TOEFL, IELTS etc.) e no quesito interpretação de texto. Isto se mostra na opção de variar no número de textos e ressaltar assuntos relevantes aos propósitos da prova. Uma iniciativa mais que válida, dada a acessibilidade aos programas de estudo internacionais oferecidos para os universitários brasileiros atualmente.
A resolução acima foi desenvolvida por Vitor Muller Junior, professor com vasta experiência em ensino de inglês para o ensino médio e cursinhos pré-vestibulares, responsável por todas as questões de inglês das apostilas do infoEnem.