terça-feira, 24 de setembro de 2013

ENEM - Imagens

Uma das características da prova do Enem é exigir dos estudantes a habilidade de fazer relações entre imagens e acontecimentos históricos.
Um dos exemplos é uma questão que apareceu na prova do Enem do passado (2012) e que reproduzimos aqui para vocês:
Questão – Enem 2012
A capa do LP Os Mutantes, de 1968, ilustra o movimento da contracultura. O desafio à tradição nessa criação musical é caracterizado por
a) letras e melodias com características amargas e depressivas.
b) arranjos baseados em ritmos e melodias nordestinos.
c) sonoridades experimentais e confluência de elementos populares e eruditos.
d) temas que refletem situações domésticas ligadas à tradição popular.
e) ritmos contidos e reservados em oposição aos modelos estrangeiros.

Antes de falar sobre a dica, vamos dar uma olhada na resolução da professora Margarida Moraes, formada pela Universidade de São Paulo (USP):

Alternativa C
Para a resolução desta questão é necessário possuir conhecimentos a respeito dos movimentos de contracultura e tropicalismo; somente as informações fornecidas não são suficientes. A contracultura é um movimento cujo auge se deu na década de 1960 e cujas ideias de contestação social e de cultura alternativa e marginal eram difundidas utilizando-se os meios de comunicação de massa. O movimento mais conhecido dentro da contracultura é o movimento hippie. Na esteira dessas ideias, sob influência de correntes artísticas de vanguarda, do concretismo e da cultura pop, surgiu o Tropicalismo. Esses movimentos se caracterizaram pelo experimentalismo em termos de sonoridades e pela mescla de elementos populares e eruditos, como apresentado na alternativa C.

*Essa resolução foi retirada das apostilas preparatórias para o Enem 2013, do portal infoEnem. Para conhecer mais sobre o material, clique aqui.
Como podemos ver, de fato, a solução da questão passa por diversas etapas. Primeiramente pela análise da figura. Depois pela identificação do contexto da época. E por fim, pela conexão entre a figura e o período histórico.
Dessa forma, além do estudo (afinal, era necessário saber o que estava acontecendo no referido período) a boa interpretação de figuras e uma leitura atenta são armas essenciais para conseguir fazer a relação e chegar as respostas corretas em questões dessa natureza.
E, como bem ressaltou o professor Giba na palestra, são diversos exemplos de questões do Enem que exigem dos estudantes exatamente esse tipo de reconhecimento e interpretação.