segunda-feira, 27 de julho de 2015

Dicas de Leitura sobre Maioridade Penal para o Enem


Como já alertamos diversas vezes, estar por dentro dos principais assuntos da atualidade, principalmente daqueles que envolvem uma problemática social brasileira, é de fundamental importância para todos que almejam uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Nos últimos meses, um dos debates mais acalorados certamente é a discussão da redução da maioridade penal. Um assunto que tem como plano de fundo a violência urbana brasileira e que, ainda por cima, traz diversos ingredientes do nosso conturbado cenário político atual. Ou seja, um receita ótima para aparecer no Enem, seja na parte objetiva ou mesmo como tema da redação da prova. Aliás, esse foi justamente o tema de redação do último vestibular da Unesp (clique aqui e veja a matéria!)
Afinal, um jovem de 16 anos deve responder à seus atos criminosos exatamente como um adulto?
Independente do seu posicionamento, separamos alguns artigos e matérias para que você possa fazer uma análise mais profunda sobre essa questão. Talvez, essas matérias reforcem suas convicções. Ou talvez, o faça repensá-las!
Vamos lá?

Matéria muito interessante do jornal Folha de São Paulo que revela como TODOS estamos discutindo a questão da redação sem, ao menos, ter um mapa sobre os crimes cometidos por jovens no país.

Uma frase muito comum em debates, dita principalmente pelos que são a favor da redução, é que um jovem de 16 anos sabe exatamente o que está fazendo e por isso deve responder pelos seus atos. Será mesmo? Que tal ler esta matéria, publicada pela revista Galileu, sobre o funcionamento do cérebro humano nessa fase da vida?

Esse assunto é tão importante que até nossa colunista de redação, a Professora Camila Dalla Pozza, já tratou de analisá-lo. E já que estamos tocando de novo nessa tecla, recomendamos que releia este artigo, no qual a professora levanta vários dados e pontos de vista, na tentativa de organizar a discussão de uma maneira sensata e coerente.