segunda-feira, 13 de julho de 2015

Dicas de Leitura – Notícias que Podem Cair no Enem


Linchamentos

Em 2014, houve uma onda de atentados a pessoas suspeitas de cometerem crimes por outros civis “justiceiros”. Na última semana, mais um linchamento aconteceu. No artigo da Revista Fórum, esse ato foi noticiado e comentado pela Dra. Ariadne Lima Natal, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Violência da USP.

Militarização de escola

Yahoo publicou recentemente a notícia de que uma escola com altos índices de violência, em Manaus, foi transferida para a PM. Desde lá, as regras mudaram, alguns alunos foram expulsos, professores que não se adaptaram ao modelo foram demitidos e o índice de avaliação externa (IDEB) aumentou.

Redução da maioridade penal

Atualmente, temos vivenciado o processo de votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos. Na primeira votação da Câmara, a PEC foi negada. Após modificação no projeto, no dia seguinte, houve uma segunda votação em que a PEC foi aprovada. Houve denúncia sobre a manobra usada para colocar a PEC em votação novamente. A matéria da Folha UOL explica que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) negou a denúncia e o pedido para suspender a segunda votação, além de elucidar o caso.

Reforma política

A Câmara dos Deputados também votou (e aprovou a primeira versão) o projeto que traz mudanças no sistema político brasileiro. O texto ainda pode ser modificado e passará por novas votações. Leia essa publicação do Estadão para entender o que está em jogo nesse processo.
Boa leitura!