quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ENEM - Redação 2007 (análise)

Hoje, analisaremos a redação do ENEM 2007: O desafio de se conviver com a diferença. A proposta foi apresentada do seguinte modo:
Ninguém = Ninguém
Engenheiros do Hawaii
 Há tantos quadros na parede
há tantas formas de se ver o mesmo quadro
há tanta gente pelas ruas
há tantas ruas e nenhuma é igual a outra
(ninguém = ninguém)
me espanta que tanta gente sinta
(se é que sente) a mesma indiferença
há tantos quadros na parede
há tantas formas de se ver o mesmo quadro
há palavras que nunca são ditas
há muitas vozes repetindo a mesma frase
(ninguém = ninguém)
me espanta que tanta gente minta
(descaradamente) a mesma mentira
todos iguais, todos iguais
mas uns mais iguais que os outros
____________________________________________
Uns Iguais Aos Outros
Titãs
 Os homens são todos iguais
(…)
Brancos, pretos e orientais
Todos são filhos de Deus
(…)
Kaiowas contra xavantes
Árabes, turcos e iraquianos
São iguais os seres humanos
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros
Americanos contra latinos
Já nascem mortos os nordestinos
Os retirantes e os jagunços
O sertão é do tamanho do mundo
Dessa vida nada se leva
Nesse mundo se ajoelha e se reza
Não importa que língua se fala
Aquilo que une é o que separa
Não julgue pra não ser julgado
(…)
Tanto faz a cor que se herda
(…)
Todos os homens são iguais
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros
 A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.
Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as pessoas no mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais. Nesse sentido, ser diferente já não parece tão encantador. Considerando a figura e os textos acima como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema.
O desafio de se conviver com a diferença
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco. (grifo nosso)
O rascunho pode ser feito na última página deste Caderno.
A redação deve ser passada a limpo na folha própria e escrita a tinta.

Esta proposta de redação do ENEM 2007 difere das anteriores por duas razões. A primeira refere-se à montagem de imagens na qual está inserido o nome da prova “Proposta de Redação”, onde pode-se ver várias pessoas de diferentes etnias, idade e origem: a atriz Camila Pitanga, negra e jovem; um senhor de chapéu que pode ser do interior do país; um bebê branco; crianças negras africanas, uma americana e uma indígena e um homem oriental. Esta montagem faz parte da coletânea textual, não é apenas uma moldura para iniciar a proposta de redação e, por meio dela, o candidato poderia inspirar-se observando as pessoas mostradas e refletindo sobre suas vidas, comunidades, origens, cultura, educação, passado, futuro etc.
A segunda razão que difere esta proposta de redação do ENEM 2007 das anteriores é a mudança em relação ao número de linhas. Nas propostas passadas, esperava-se que o texto tivesse mais do que 15 linhas e, a partir de 2007, as “observações” afirmam que o texto com até 7 linhas escritas será considerado texto em branco, obviamente porque um texto curto, com 7 linhas, não consegue atender a todas as competências avaliadas pela banca do ENEM.
Como a montagem de fotos de pessoas é o primeiro texto motivador, o segundo é a letra da música Ninguém = Ninguém do grupo de rock gaúcho Engenheiros do Hawaii. Quem não a conhece pode conhecê-la através de um vídeo no YouTube; basta clicar na foto do guitarrista, vocalista e fundador da banda, Humberto Gessinger.
Foto extraída de http://www.tumblr.com/tagged/pouca-vogal. Vídeo extraído de http://www.youtube.com/watch?v=eLNNG7e6VFs em 18/09/2013.
 Esta música fala da variedade de etnias, culturas, costumes, dentre outros e como há também uma variedade de visões e opiniões acerca desta diversidades e como não há igualdades, na verdade, e sim diferenças e como estas são naturais, mas, apesar disso, há muita indiferença a estas diferenças e, muitas vezes, esta indiferença nem é sentida pelas pessoas, pois tornou-se algo normal. Além disso, esta letra cutuca ao afirmar como há, ainda, tanta gente, repetindo a mesma frase, a mesma mentira mesmo não dizendo nada e que, ao mesmo tempo em que somos todos iguais (somos todos iguais perante a lei, por exemplo), somos uns mais iguais do que os outros (quando, por exemplo, um rico que é detido logo é liberado e um pobre não) e, assim, no fundo, ninguém é igual a ninguém. Bastante coisa para inspirar-se, não?!
O terceiro texto motivador também é uma letra de música, agora dos Titãs, chamada Uns Iguais aos Outros, que pode ser ouvida aqui, basta clicar na foto do álbum Domingo, no qual esta música está presente.
Foto extraída de http://loucoslargados.blogspot.com.br/2011/08/titas-domingo-1995.html. Vídeo extraído de http://www.youtube.com/watch?v=6FYElh2Ayg4 em 18/09/2013.
Foto extraída de http://loucoslargados.blogspot.com.br/2011/08/titas-domingo-1995.html. Vídeo extraído de http://www.youtube.com/watch?v=6FYElh2Ayg4 em 18/09/2013.

 Esta canção, de 1995, afirma que todos os homens são iguais, que todos são filhos de Deus, que todas as etnias mencionadas são de seres humanos, mas que, apesar disso, os americanos são contra os latinos, os nordestinos já nascem mortos (pelas condições de vida, possivelmente), que não importa que língua se fala, não levaremos nada desta vida e, por isso, não devemos julgar para não sermos julgados e não importa o que se herdou, não levaremos nada (como diria minha mãe, caixão não tem gaveta) e por isso somos todos iguais, uns iguais aos outros, porque todos morreremos sem levar nada desta vida.
O quarto e último texto motivador é um texto da UNESCO (Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – sempre transcrevam siglas nas redações, aliás) que disserta sobre a imensa diversidade de aromas, sabores texturas, sons no mundo todo, ou seja, não só as pessoas são diferentes entre si, mas as frutas, as flores, os animais etc. Porém, nem todos nós conseguimos viver bem com essas diferenças. O que era para ser encantador, é na verdade, infelizmente, para muitas pessoas, assustador, visto a existência, ainda no século XXI, do preconceito étnico, social, xenófobo, homofóbico, dentre outros. A UNESCO afirma, com razão, que a divesidade é uma necessidade biológica humana e oportuniza intercâmbios, trocas e deve ser tida como um benefício e não um problema.
Todos os textos motivadores da proposta de redação do ENEM 2007 abordam que, na verdade, ser diferente é normal, criticam todos os tipos de preconceitos e colocam a diversidade como algo natural e benéfico, que pode ser relacionada à democracia, por exemplo. Relembrar conflitos étnicos, ainda existentes no mundo, demonstra conhecimento prévio por parte do candidato.
Exemplificar este problema, com casos conhecidos de discriminação, de qualquer ordem, contextualiza o tema e pode ser o início de uma discussão: qual a origem dos preconceitos? Por que eles existem? Por que é tão difícil para as pessoas conviverem com as diferenças?
A proposta de intervenção social deve pautar-se em projetos palpáveis, práticos e reais que possibilitem a compreensão, o respeito e a boa convivência entre todas as pessoas, como por exemplo, oportunidades de integração de pessoas de religiões diferentes para que uma conheça a da outra. A escola é um bom ambiente para realizar este tipo de projeto, pois nela, em todas as aulas, pode acontecer conscientização, educação, juntamente com os pais e a comunidade.
Na próxima semana, analisaremos a proposta de redação do ENEM 2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivos financeiros a proprietários que deixarem de desmatar ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar?. A prova pode ser acessada emhttp://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2008/2008_amarela.pdf.