quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Autoridade ou autoritarismo - professor versus aluno e vice-versa

 A relação aluno/professor sempre foi um campo minado no ambiente educacional. De um lado temos aqueles que tentam desempenhar suas funções de educadores acreditando e defendendo os métodos tradicionais, e aqueles que procuram novas estratégias para um melhor desempenho de suas funções em sala de aula fazendo um sistema de parceria e igualdade. No primeiro caso ocorre a assimetria que consiste em uma forma de diálogo onde não existe democracia entre os interlocutores, o educador detém a ação ativa da fala; o aluno apenas ouve sem questionar. O modelo seguinte abre espaço para o diálogo de forma simétrica podendo facilitar o convívio em sala de aula (SANTOS, 1999, p. 32). 
O problema que segue a partir da escolha do método é que, em ambos, o educador pode controlar as formas de pensar dos alunos direta ou indiretamente de forma passiva ou ativa. O professor detém o conhecimento, é ele quem gerencia a situação, atribui notas, organiza aquilo que o aluno expressa verbalmente ou escrito e isso, claro, é assimétrico por natureza. Cria-se então, para o aluno, a sensação de redução. Ele vê o mestre pejorativamente como aquele que dita as regras e estas devem ser seguidas de forma passiva ou forçada, mesmo esporadicamente (SANTOS, 1999, pp. 8-9).