quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SEPARAÇÃO DE AMIGOS (na escola)

"Meu amigo não está mais na minha classe". "A professora me mudou de lugar". "Minha turma não é mais a mesma". Queixas como essas são comuns entre as crianças, especialmente no começo de cada ano letivo. Mas por que será que as escolas misturam os grupos, separam amigos ou, por vezes, colocam alunos que já brigaram em uma mesma equipe para fazer trabalhos? São várias as respostas possíveis para essa pergunta: busca de uma maior integração entre as crianças, tentativa de resolver conflitos e de obter um melhor rendimento escolar.
Não existe uma receita pronta que diga o que é certo e o que é errado na formação de turmas ou definição de grupos de trabalho. Cada escola tem os seus métodos e os pais podem - e devem - procurar o colégio para entender esses critérios e com isso ajudar os filhos a superar eventuais problemas que surjam por conta das mudanças. Veja abaixo alguns motivos que levam à separação de turmas ou de amigos na escola:

1-"Misturar" as turmas para maior integração
Pode parecer contraditório, mas às vezes é preciso separar para conseguir maior união. Em escolas com várias classes do mesmo ano, a estratégia de "misturar" os alunos formando novas turmas é uma maneira de fazer com que todos se conheçam e de tentar diminuir os problemas causados pelas "panelinhas".
"No sexto ano, procuramos formar as turmas agrupando alunos que já estudavam juntos em outras escolas, para que eles se sintam melhor ambientados no novo colégio. Mas a partir do sétimo ano misturamos os alunos com o objetivo de criar grupos mais homogêneos e para que todos se conheçam melhor", explica Onofre Rosa, coordenador pedagógico do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, que tem seis turmas em cada ano a partir do Ensino Fundamental 2.

Na formação das novas turmas são levadas em consideração também as notas dos alunos. "Cada sala terá tanto alunos que passaram com notas máximas quanto aqueles que passaram com notas mínimas. Isso para não fazer diferenciação entre sala mais forte ou sala mais fraca", diz Onofre.
2-Separar para conseguir maior rendimento
Amigos, amigos, estudos à parte. Nem sempre estar com os amigos na hora de aprender é o melhor para obter um bom rendimento. Às vezes basta separar amigos na hora de fazer um trabalho para conseguir um melhor comprometimento dos alunos. "Em algumas ocasiões, os professores permitem que os alunos escolham livremente suas duplas ou grupos de trabalho. Em outras situações, eles determinam essa configuração para garantir maior eficácia na realização da atividade, pois nem sempre bons amigos trabalham produtivamente", diz Ana Cláudia Smaira, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 1 do Colégio Santa Cruz, em São Paulo.

Mas há situações em que o melhor é mudar turmas inteiras para conseguir um melhor rendimento. É o que faz o Colégio Bandeirantes com os alunos do Ensino Médio. "Nessa fase os alunos já têm personalidade mais definida e mais maturidade. Por isso montamos turmas por desempenho acadêmico. As salas com menor rendimento têm menos alunos para que os professores possam acompanhá-los mais de perto. Já as salas de melhor rendimento ficam com maior número de alunos", diz Onofre Rosa, coordenador pedagógico do Colégio Bandeirantes.
 
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3. Separar para unir meninos e meninas
4. Mudar de lugar para conseguir mais atenção
5. Separar amigos e unir desafetos para resolver conflitos