sexta-feira, 13 de março de 2015

Seja Ponderado na Redação do Enem

Atualmente, nas principais redes sociais da internet, podemos observar e participar de debates e discussões acaloradas sobre os mais variados assuntos. O advento da tecnologia digital e virtual nos proporcionou uma acelerada e contínua atualização de informações e notícias, regionais, nacionais e internacionais, em tempo real; mal aconteceu alguma coisa, já ficamos sabendo.
Por meio destas conversas nas redes sociais e lendo os comentários de internautas em notícias, artigos de opinião e outros gêneros, podemos notar como a colaboratividade e a interatividade estão presentes no mundo virtual; podemos trocar ideias com familiares, amigos e até desconhecidos e esta é uma das principais características da contemporaneidade.
Porém, como tudo possui um lado negativo, o que mais lemos ultimamente, tanto em redes sociais como em comentários de leitores, são opiniões generalizadoras, desrespeitosas e radicais que expressam o quanto as pessoas estão intolerantes e professando discursos de ódio.
Para alertar os candidatos ao Enem 2015 sobre este perigo ao opinar em relação a um tema que escrevemos este texto de hoje, pois receamos que algumas pessoas tenham esse mesmo comportamento na prova de redação.
Normalmente, os ânimos esquentam ao discutirmos assuntos polêmicos, como por exemplo, os que envolvem política, religião e saúde, mas temos a impressão que, hoje em dia, em qualquer debate, acerca de qualquer tema, isso está acontecendo. Ninguém mais respeita a opinião de ninguém e não conseguimos discutir de modo saudável, ponderando e tendo bom senso.
Ponderação e bom senso são as palavras-chave tanto para debates quanto para se escrever uma redação no Enem ou em qualquer outro vestibular. É necessário mostrar respeito pela opinião alheia e paciência para ouvir e ponderar o que o outro pensa e para argumentar contrariamente se este for o caso.
Posicionamentos intolerantes só demonstram desprezo e indiferença pelo outro e pelos seus pensamentos e sentimentos e, normalmente, são acompanhados pela falta de educação.
Ao opinarmos, devemos ser, além de respeitoso e ponderados, polidos, ou seja, educados; precisamos saber medir as nossas palavras e não ser grosseiros. Na redação do Enem, isso é julgado na competência que avalia o respeito aos direitos humanos: qualquer sinal de racismo, machismo, homofobia, misoginia (ódio ou aversão às mulheres) e/ou demais intolerâncias desrespeita os direitos humanos, algo crucial na correção da redação do Enem.
Portanto, tanto na rede real e na virtual quanto no Enem é preciso ponderação, bom senso e respeito para com a opinião do outro.