terça-feira, 1 de setembro de 2015

Teste Sua Interpretação de Gráficos Para o Enem

Como visto em um de nossos artigos, o Enem, assim como outros vestibulares, costuma utilizar-se de gráficos e infográficos para apresentar uma situação-problema ao candidato. Desta forma, ser capaz de interpretar títulos, legendas e porcentagens se torna crucial para ter bom desempenho, principalmente nos cadernos de Ciências da Natureza e Matemática.
Com o objetivo de ajudá-los nesta etapa final de preparo até o Enem, disponibilizamos uma questão resolvida por nossa equipe de professores. Confira abaixo e teste seus conhecimentos!
Enem 2014 – Caderno Amarelo – Questão 178
O gráfico apresenta as taxas de desemprego durante o ano de 2011 e o primeiro semestre de 2012 na região metropolitana de São Paulo. A taxa de desemprego total é a soma das taxas de desemprego aberto e oculto.
grafico1
Suponha que a taxa de desemprego oculto do mês de dezembro de 2012 tenha sido a metade da mesma taxa em junho de 2012 e que a taxa de desemprego total em dezembro de 2012 seja igual a essa taxa em dezembro de 2011.
Disponível em: www.dieese.org.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (fragmento).
Nesse caso, a taxa de desemprego aberto de dezembro de 2012 teria sido, em termos percentuais, de
a) 1,1.
b) 3,5.
c) 4,5.
d) 6,8.
e) 7,9.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa E
A relação para o cálculo da taxa de desemprego total dada no enunciado é:
Desemprego Total = Desemprego Aberto + Desemprego Oculto
Como é pedida a taxa de desemprego aberto em dezembro de 2012, precisamos calcular duas informações: a taxa de desemprego total e a taxa de desemprego oculto em relação ao referido período. A nós são dadas duas informações:
  • 1ª informação: A taxa de desemprego oculto em 12/12 é a metade da taxa de desemprego, também oculto, em 06/12;
  • 2ª informação: A taxa de desemprego total em 12/12 é igual à taxa de desemprego, também total, em 12/11;
Da observação do gráfico, juntamente com estas duas informações, temos todos os valores necessários para chegarmos até a resposta final. Para facilitar a visualização, vamos organizar todos os valores de que precisamos em uma tabela:
grafico2
Os valores das células que não estão destacadas foram retirados diretamente do gráfico fornecido no enunciado da questão. Já os valores das células que estão destacadas foram calculados através das duas informações:
grafico3
Por fim, utilizando a relação da taxa de desemprego total, podemos calcular, em termos percentuais, qual foi a taxa de desemprego aberto em dezembro de 2012:
9,0 = x + 1,1 ⇒ x = 9,0 – 1,1 ⇒ x = 7,9
Comentário: Se lermos o enunciado com calma, retiramos deles as duas informações cruciais para a resolução do problema que são as relações entre as datas necessárias para calcular o que se pede e os valores que devem ser retirados da interpretação do gráfico. Fora isso, os cálculos para a resolução são bastante simples, terminando com a resolução de uma equação de 1º grau.
Conteúdo envolvido: Interpretação de gráfico, as quatro operações básicas e equação de 1º grau.

InfoEnem