quinta-feira, 11 de setembro de 2014

10 aspectos fundamentais do tipo textual da redação do Enem

Todo candidato ao Enem ou a qualquer outro exame, vestibular ou concurso que peça, em sua prova de redação, uma dissertação-argumentativa, deve preocupar-se em, primeiramente, atender ao tema solicitado e à proposta elaborada; é repetitivo, mas este é o primeiro passo para sair-se bem em uma avaliação de produção escrita.
Antes fosse apenas isso com que se preocupar. Há outros fatores aos quais devemos nos atentar no momento de escrevermos uma dissertação-argumentativa. Em geral, podemos sintetizá-los em dez aspectos fundamentais e, portanto, muito importantes que todo o texto dissertativo-argumentativo deve ter e, consequentemente, com os quais os candidatos devem preocupar-se.
1. Estética: uso adequado das margens, das linhas e limpeza
Pode parecer bobagem, mas as professoras do Ensino Fundamental I, ao nos alfabetizarem e ao nos chamar a atenção para um texto limpo estavam pensando em nosso futuro, já que ainda temos de escrever à mão em provas, exames e vestibulares.
Apresentar um texto que use adequadamente as margens da folha (dando espaço aos parágrafos, separando as sílabas corretamente, não ultrapassando os limites impostos etc) é algo que apenas nos auxilia, pois não devemos desperdiçar linhas e devemos mostrar que sabemos aproveitar todo o espaço útil da folha da melhor maneira possível.
Escrever o texto tendo em mente a sua estética é essencial. Como nas avaliações como o Enem não podemos entrar portando corretivos, o correto, ao errar uma palavra, é riscá-la e, em seguida, escrevê-la corretamente. Obviamente é adequado não haver tantas rasuras; para isso, aconselhamos rascunhar o seu texto e depois passá-lo a limpo na folha oficial atentando-se às eventuais rasuras.
2. Título significativo e introdução que apresenta o tema com eficiência
O título na dissertação-argumentativa no Enem, segundo publicações oficiais dos organizadores do Exame, é um item opcional; a redação que não estiver intitulada não pode ser prejudicada por conta disso e a redação que estiver intitulada, por outro lado, não pode ser beneficiada por este fato.
Para quem optar por inserir um título, o ideal é que ele seja significativo, que tenha a ver com o tema e com a redação em si e deve ser diferente do tema da proposta, isto é, não devemos copiar o tema e colocá-lo como título do nosso texto. Além disso, ele deve vir na primeira linha, centralizado e ser iniciado com letra maiúscula; as aspas não são necessárias, a não ser que elas tenham a ver com alguma intenção do autor.
O leitor deve conhecer o tema da proposta por meio do seu texto; mais especificamente, devemos apresentar o tema, de forma eficiente, já na introdução da nossa redação. Não devemos pressupor que o leitor conheça o tema, a coletânea de textos motivadores e a proposta como um todo; nós devemos apresentá-los ao leitor e, na introdução, devemos introduzir o tema de forma clara e objetiva.
3. Adequação ao tema e à proposta com estabelecimento de relações com outras situações e leituras
Como já dissemos anteriormente, devemos adequar o nosso texto ao tema da proposta de redação; não devemos tangenciar e muito menos fugir do tema. Também devemos escrever o tipo textual (dissertação-argumentativa, narrativa, carta etc) ou ao gênero exigido, no caso do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Não atender ao tipo ou ao gênero solicitado zera a redação, assim como fugir do tema.
Estabelecer relações consistentes e pertinentes entre o tema e o nosso ponto de vista, por meio do uso de outras situações e leituras, mostra o quanto sabemos acerca daquele tema e o quanto somos capazes de irmos além da coletânea de textos motivadores.

4. Dados na dissertação: há escolha crítica dos elementos da proposta, argumentos críticos e relações consistentes
Para sustentarmos o nosso ponto de vista principal, isto é, nosso maior argumento, devemos recorrer às estratégias argumentativas e devemos escolhê-las da maneira mais crítica possível a fim de estabelecermos relações consistentes. Portanto, devemos escolher criticamente as estratégias argumentativas que usaremos, tendo a certeza de que elas tem a ver com o tema proposto e com a nossa tese.
5. No desenvolvimento, a utilização dos recursos coesivos é sofisticada, clara e diversificada
A coesão deve permear toda a dissertação-argumentativa, ou seja, o texto deve ter sentido do começo ao fim. No desenvolvimento, mais especificamente, a utilização dos recursos coesivos deve ser a mais sofisticada, clara e diversificada possível.
6. Há coerência interna e externa, ótima articulação e progressão adequada entre as ideias (paragrafação)
A dissertação-argumentativa deve ter coerência interna (sem contradições) e externa (verossimilhança) e uma progressão temática adequada, isto é, ter um começo, um meio e um fim coerentes; a paragrafação deve estar em consonância neste aspecto.
7. A concordância, regência e colocação estão de acordo com a norma culta da língua
Toda prova de redação de exames como Enem, de vestibulares e de concursos deve ser escrita de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa e, portanto, obedecendo as normas de concordância, regência, acentuação, ortografia etc. Não são admitidos palavrões, gírias e demais inapropriações.
8. Vocabulário variado, demonstrando uso pessoal do léxico e boa adequação gramatical
Devemos mostrar que temos um vocabulário variado, sem repetições de palavras próximas e de modo excessivo, mostrando estilo ao recorrermos ao léxico e adequação gramatical.
9. A conclusão retoma a tese e explora adequadamente as estratégias de finalização
O parágrafo conclusivo deve, realmente, fechar o texto retomando a tese apresentada na introdução e, no caso do Enem, reforçar este percurso citando as propostas de intervenções sociais pertinentes ao tema da prova de redação.
10. Cumprimento do tipo e/ou gênero, com adequação à estrutura textual
Devemos cumprir integralmente a proposta de redação do vestibular ou exame que estamos prestando e isso relaciona-se com o tipo ou gênero exigido pela banca elaboradora. Cumprir com o tipo ou com o gênero significa escrever o que foi pedido de modo adequado e rigoroso, com as marcas genuínas do tipo ou do gênero solicitado.
Até o momento, em todas as suas edições, o Enem exigiu, apenas, dissertação-argumentativas e acreditamos que seguirá nesta linha, já que não vemos nenhum sinal de mudança.

InfoEnem