quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Texto em Inglês > Petroil

Leia o fragmento textual e esponda às questões de 1 a 5.
A key argument of "Peak-Oil" and "Fossil-Fuel"
theorists is no new giant oilfield discoveries have been
3 made in recent years. Oil "experts" are locked into the
belief that oil is a fossil fuel, and pretty soon we are
bound to have found and drilled all the oil that ever
6 was. What about Brazil? The experience of Brazil's
offshore drilling is proving that giant new oil fields are
out there, waiting to be discovered, just off shore along the continental shelf. Petrobras,
9 Brazil's largest oil company is moving Brazil from being nearly 100 percent dependent on
foreign oil imports only some 50 years ago, toward becoming a net oil exporter in the next
few years. How? Brazil has realized spectacular results by developing the technology to drill
12 ultra-deep offshore wells in Brazil's Barracuda and Caratinga oil fields, in the Campos Basin
some 50 miles into the Atlantic Ocean east of Rio de Janeiro.
Disponível em: <http://www.wnd.com/news/article.asp?ARTICLE_ID=47265>.


Questão 01
De acordo com os estudiosos mencionados
no primeiro período do fragmento,
A) foram vantajosas as transações relativas
à exportação do petróleo bruto nacional.
B) foi perfurado, recentemente, igual número
de poços de petróleo em mar e em terra.
C) não foi interrompida a busca por petróleo
a cinqüenta milhas da costa brasileira.
D) não foram descobertos, nos últimos anos,
novos campos significativos de petróleo.

Questão 02
No entendimento dos especialistas referidos
na linha 3, é provável que
A) sejam logo liberados subsídios para a
implantação de projetos.
B) o petróleo restante no planeta se esgote
inteiramente em breve.
C) o país intensifique as negociações
comerciais no exterior.
D) sejam retomadas as pesquisas sobre
combustíveis fósseis.

Questão 03
O fragmento informa que
A) construir grande quantidade de
plataformas é garantia de crescimento
econômico.
B) dar prioridade aos campos petrolíferos já
descobertos é um investimento seguro.
C) o petróleo extraído em terra ainda é
suficiente para suprir as necessidades do
país.
D) ainda existem campos petrolíferos a
serem descobertos na plataforma
continental.

Questão 04
Segundo o fragmento,
A) a Petrobras, atualmente, deveria investir
menos na região próxima à Bacia de
Campos.
B) a Petrobras precisa operar, efetivamente,
nos campos de petróleo situados no oeste
do Oceano Atlântico.
C) o Brasil passará a ser, em poucas
décadas, o maior exportador de petróleo
do continente.
D) o Brasil desenvolveu uma tecnologia para
explorar petróleo, no mar, em grandes
profundidades.

Questão 05
Do fragmento, pode-se inferir que a
Petrobras
A) foi bem-sucedida em empreendimentos
realizados na região Sudeste.
B) contava, no início de seu funcionamento,
com uma equipe mais qualificada.
C) adota, de países vizinhos, medidas para
minimizar os impactos ambientais.
D) atua ao longo da área litorânea do Rio de Janeiro há cinqüenta anos.

Confira suas respostas com o nosso gabarito na próxima semana

Textos em Inglês

 
Vamos estudar o texto!   Leia e confira sua resposta!

The population explosion that is occurring in many areas of
the developing world is putting pressures on local environments.
It has created the need for more natural resources, including land,
water, food, and other basic necessities of life.
The statistics on development and economic growth are
also especially revealing about the environment. Historically,
economic development has been one of the principal factors in
environmental change. In the modern world as well, development
and industrialization are having major environmental effects.
(…) One of the most important things these statistics show
is that the environment is a global issue, and that problems in
one region of the world affect every country. Furthermore, as
the regions of the world begin to interact more, their futures will
become even more interdependent.

  (www.thinkquest.org. Adaptado 
De acordo com o texto, No mundo moderno,

texto correta e adequadamente.
(A) All these statistics say great deal on the environment over
the world.X
(B) Every statistics says much deal in the environment of the
world.
(C) Each of these statistics say a good deal at the environment
of the world.
(D) Every statistics say many a good deal of the environment
about the world.
(E) All of these statistics say a great deal about the
environment around the world.
(A) o aumento da população cria uma interdependência entre
as várias regiões do planeta.
(B) um dos principais agentes das mudanças ambientais
continua a ser o desenvolvimento econômico.
(C) o crescimento econômico ainda reflete a preocupação
com o meio ambiente.
(D) a industrialização é o que melhor reflete a histórica tendência
ao desenvolvimento econômico.X
(E) o maior desenvolvimento econômico continua a ser um
revelador da História.

 

COMO APRESENTAR O TRABALHO ESCOLAR (seminário)


Muitas vezes, a escola (o professor) onde o aluno estuda não o orienta para uma apresentação adequada de um trabalho escolar. Quando esse aluno é submetido a  trabalho  com um maior "rigor", sente-se inseguro e, muitas vezes, sente-se incompetente para realizá-lo.
Não adianta simplesmente pedir ao aluno que estude determinado assunto e vá para frente dos colegas apresentar o trabalho. Na maioria das vezes, o aluno só ler o que está no papel que leva consigo e mal entende o que disse.
É  interessante que haja um empenho do professor em ajudar esse aluno a compreender o que está sendo estudado. É necessário, além da apresentação, que se faça exercício envolvendo o assunto apresentado para se ter ideia do quanto foi absolvido pelos colegas. Isso  envolve toda turma, e aumenta a responsabilidade de quem apresenta e de quem assiste.

Alguns alunos ficam muito ansiosos antes e/ou durante sua apresentação. Isso é natural. Interessante é o aluno procurar  fixar-se apenas em sua apresentação, sem  a preocupação se vai agradar a um ou a outro.
O mais importante é o conteúdo estudado e o que vai ser apresentado.
O aluno deve acreditar que, além do professor, só ele está mais bem preparado para apresentar o assunto.
Não fique nervoso com o olhar de descrença de seus colegas.
Caso o aluno perceba algum sorriso de deboche por parte dos colegas  durante sua apresentação, não trema: Pergunte ao seu colega que está tentando "desfazer" de você, se ele tem alguma dúvida ou faça uma pergunta a ele sobre o que  está sendo apresentado.
Envolva a turma a qual você está apresentando o trabalho. Surpreenda a todos. Evite fazer trabalho medíocre. Peça sempre orientação ao professor.

Lembre-se: Seja original!

                                                                                                                        Texto: Joerlândio Cordeiro

INIMIGO DO HOMEM

Cadeira balançando e ringindo; piso batido, lenha no fogão, vento forte na janela  batendo de um lado para outro, lampião aceso quase apagando, rádio de pilha mudo sobre uma pequena mesa, sofá rasgado, parede esburacada...Corpo seminu, magro, surrado pelo tempo, cheio de ferida...Carro de polícia, policial, revólver na cintura, gente muda, estarrecida, pasma...Pobre homem. Quem matou o coitado tão cedo?Será que foi o lobisomem? Foi o bicho homem?Não... Foi a fome.

Joerlândio Cordeiro

>>joerlandio1@yahoo.com.br