quarta-feira, 17 de novembro de 2010

COMO APRESENTAR O TRABALHO ESCOLAR (seminário)


Muitas vezes, a escola (o professor) onde o aluno estuda não o orienta para uma apresentação adequada de um trabalho escolar. Quando esse aluno é submetido a  trabalho  com um maior "rigor", sente-se inseguro e, muitas vezes, sente-se incompetente para realizá-lo.
Não adianta simplesmente pedir ao aluno que estude determinado assunto e vá para frente dos colegas apresentar o trabalho. Na maioria das vezes, o aluno só ler o que está no papel que leva consigo e mal entende o que disse.
É  interessante que haja um empenho do professor em ajudar esse aluno a compreender o que está sendo estudado. É necessário, além da apresentação, que se faça exercício envolvendo o assunto apresentado para se ter ideia do quanto foi absolvido pelos colegas. Isso  envolve toda turma, e aumenta a responsabilidade de quem apresenta e de quem assiste.

Alguns alunos ficam muito ansiosos antes e/ou durante sua apresentação. Isso é natural. Interessante é o aluno procurar  fixar-se apenas em sua apresentação, sem  a preocupação se vai agradar a um ou a outro.
O mais importante é o conteúdo estudado e o que vai ser apresentado.
O aluno deve acreditar que, além do professor, só ele está mais bem preparado para apresentar o assunto.
Não fique nervoso com o olhar de descrença de seus colegas.
Caso o aluno perceba algum sorriso de deboche por parte dos colegas  durante sua apresentação, não trema: Pergunte ao seu colega que está tentando "desfazer" de você, se ele tem alguma dúvida ou faça uma pergunta a ele sobre o que  está sendo apresentado.
Envolva a turma a qual você está apresentando o trabalho. Surpreenda a todos. Evite fazer trabalho medíocre. Peça sempre orientação ao professor.

Lembre-se: Seja original!

                                                                                                                        Texto: Joerlândio Cordeiro

Um comentário:

  1. apresentei um trabalho com essa dicas me ajudou mito e o meu trabalho ficou sendo o melhor da sala...

    ResponderExcluir