terça-feira, 7 de abril de 2015

Dicas de Leitura Enem 2015: da Evolução à Radioatividade


Evolução Humana

A reportagem do BBC Brasil mostra e explica 15 mudanças genéticas que os ancestrais dos seres humanos passaram para que hoje fôssemos assim. Leia clicando aqui e aproveite para estudar alguns conceitos de biologia e história.

Lei do Caminhoneiro

Recentemente, foi aprovada uma nova legislação sobre o emprego de caminhoneiro. A Carta Capital fez um artigo que mostra detalhes do que mudou e quais são as consequências para a segurança do trabalhador, que é um tema bastante social que pode ser cobrado nas provas ou na Redação do Enem. Confira.

Aprendendo um novo idioma

Mais um do BBC Brasil. Esse artigo, que pode ser consultado aqui, traz dicas de como aprender um novo idioma de maneira mais fácil e rápida. Muito bom para treinar para as questões de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) para o exame nacional!

Preconceito Linguístico

O site Café com Sociologia fez uma análise social sobre erros gramaticais e variações linguísticas, mostrando como isso afeta as relações sociais e causa preconceito. Leia o artigo e aproveite para lembrar da recente explicação da Profª Camila sobre variedades linguísticas, nesta matéria.

Marie Curie

Um artigo da Revista Superinteressante conta a história de Marie Curie, uma cientista que viveu no século passado. Dona de dois prêmios Nobel, um de física e um de química, Marie teve participação muito importante no desenvolvimento da área de radioatividade. Conheça a história dela e aproveite para estudar conceitos dessa área.