terça-feira, 17 de setembro de 2013

ENEM - Análise de gráfico

Para quem quer detonar no Enem, a habilidade e capacidade de ler, compreender e interpretar gráficos é, sem sombra de dúvidas, uma obrigação! Como bom candidato, você já deve saber que a prova vem recheada de questões que trazem tabelas, quadros, mapas, figuras etc.
É importante ter consciência que o Enem não exige do estudante apenas saber ler tabelas e gráficos, mas também é necessário saber extrair deles as informações precisas para chegar a resposta do problema apresentado pela questão.
Vale ressaltar também que tais gráficos sempre estão relacionados com fênomenos da nossa sociedade ou situações do nosso dia a dia.
Os gráficos e tabelas estão presentes nas quatro áreas da prova objetiva do Enem, mas certamente aparecem com mais frequência na prova de Matemática e suas Tecnologias, contemplando a 6ª competência avaliada nesta área:
“Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.”
Para praticar e treinar tal competência, vamos dar uma olhada nestes exemplos de questão abaixo, presente em nossas Apostilas para o Enem 2013 e que caíram nas edições de 2011 e 2012, respectivamente.

Questão – Enem 2011
O termo agronegócio não se refere apenas à agricultura e à pecuária, pois as atividades ligadas a essa produção incluem fornecedores de equipamentos, serviços para a zona rural, industrialização e comercialização dos produtos.
O gráfico seguinte mostra a participação percentual do agronegócio no PIB brasileiro:
Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA).
Almanaque abril 2010. São Paulo: Abril, ano 36 (adaptado)
Esse gráfico foi usado em uma palestra na qual o orador ressaltou uma queda da participação do agronegócio no PIB brasileiro e a posterior recuperação dessa participação, em termos percentuais.
Segundo o gráfico, o período de queda ocorreu entre os anos de
A) 1998 e 2001.                                D) 2003 e 2007.
B) 2001 e 2003.                                E) 2003 e 2008.
C) 2003 e 2006.


RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Segundo o gráfico apresentado na questão, o período de queda da participação do agronegócio no PIB brasileiro se deu no período entre 2003 e 2006. Esta informação é extraída através de leitura direta do gráfico: em 2003 a participação era de 28,28%, caiu para 27,79% em 2004, 25,83% em 2005, chegando a 23,92% em 2006 – depois deste período, a participação volta a aumentar.
Alternativa C
Comentário: Este problema pode ser resolvido visualmente através do gráfico, assim, os dados contidos nele não são relevantes. Observe, por curiosidade, que entre 1998 e 2001 há crescimento do agronegócio e a taxa deste crescimento se mantém praticamente constante; no período entre 2001 e 2003 a taxa de crescimento fica maior.
Conteúdos envolvidos: Leitura e interpretação de gráficos.

Questão – Enem 2012
O gráfico mostra a variação da extensão média de gelo marítimo, em milhões de quilômetros quadrados, comparando dados dos anos 1995, 1998, 2000, 2005 e 2007. Os dados correspondem aos meses de junho a setembro. O Ártico começa a recobrar o gelo quando termina o verão, em meados de setembro. O gelo do mar atua como o sistema de resfriamento da Terra, refletindo quase toda a luz solar de volta ao espaço. Águas de oceanos escuros, por sua vez, absorvem a luz solar e reforçam o aquecimento do Ártico, ocasionando derretimento crescente do gelo.
Com base no gráfico e nas informações do texto, é possível inferir que houve maior aquecimento global em
A) 1995.                         D) 2005.
B) 1998.                         E) 2007.
C) 2000.


RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
O enunciado nos traz uma informação bastante importante e interessante, sendo chave para a resolução da questão. Ele associa a camada de gelo marítimo com a reflexão da luz solar e consequentemente ao resfriamento da Terra. Logo, quanto menor for a extensão de gelo marítimo, menor será o resfriamento e portanto maior será o aquecimento global.
O ano que, segundo o gráfico, apresenta a menor extensão de gelo marítimo, é 2007.
Alternativa E
Comentário: A questão traz diversas informações que o aluno, por sua vez, precisa ser capaz de interpretá-las e sintetizá-las. Uma vez entendido, o próximo passo será a leitura do gráfico para chegar à resposta correta.
Conteúdos envolvidos: Leitura e interpretação de gráficos.

Pela observação dos dois exemplos de questões apresentadas, podemos perceber que 3 fatores são fundamentais para que o candidato não cometa erros em questões que trazem gráficos;
1- Observar primeiramente quais informações/dados estão presentes nos eixos vertical e horizontal, para então fazer a leitura adequada do gráfico;
2- Fazer a leitura isolada dos pontos – Observe que o gráfico da primeira questão apresenta a participação percentual do agronegócio no PIB brasileiro de forma linear, ou seja, a simples observação do ponto onde a queda incia até o ponto onde termina, já fornece a resposta correta;
3- Leia com atenção o enunciado – atente que, no segundo exemplo de questão, apenas a leitura correta do gráfico não era suficiente, pois o candidato poderia se confundir na resposta, o que seria um erro de interpretação. Para evitar este tipo de confusão, leia com muita atenção o que pede o exercício.
Ambas as resoluções e comentários das questões foram realizadas pelos nossos professores Luís Gustavo e Ana Luísa e retiradas da nossas Apostilas para o Enem 2013. Gostou do material? Então acesse este link para saber como adquiri-lo!
Essas foram as dicas de hoje. Não se esqueça que, somente a leitura não vai deixá-lo apto a resolver qualquer tipo de questão dessa natureza, lembre-se que é preciso praticar!