terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Confira Todas as Notas de Corte do Sisu 2014/1


A busca por uma vaga numa universidade pública começa, claro, conseguindo um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio.
Entretanto, as provas do Enem não são o único passo para conquistar a tão sonhada vaga. O primeiro processo seletivo de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está ai e chegou a hora de “comparar” suas notas com as de outros candidatos para decidir realmente quem vai conseguir!
Nessa fase, algumas dicas e estratégias podem fazer toda diferença. Além de saber as regras, torna-se bastante interessante conhecer as notas de corte dos aprovados no mesmo curso de seu desejo, não acha? Pois bem, o site da EBC divulgou um documento que contém todas as notas de corte do primeiro Sisu 2014 em todos os cursos. É exatamente isso que leu. Uma lista com TODAS as notas de TODOS os cursos!
Mas antes de se debruçar em cima de uma tabela com tanta informação, é importante destacar alguns pontos:
  1. Essa lista é referente ao Sisu de 2014 e não temos nenhuma garantia que as notas sejam parecidas (muito menos iguais!) para esta próxima edição. Ou seja, encare como uma referência. Nada mais.
  2. Como destacamos no item anterior, essa lista pode lhe dar uma noção de como seu desempenho no Enem foi em relação aos outros candidatos. Entretanto, acreditamos que as informações mais importantes em relação à sua classificação no curso escolhido serão nas parciais que o sistema libera durante o processo.
  3. O arquivo disponibilizado pelo site da EBC é muito extenso. Sendo assim, caso seu computador ou sua conexão de internet não tenham bons desempenhos, provavelmente terá dificuldades para visualizá-la.
Tendo em mente essas três recomendações, segue o link para realizar o download da lista e, de maneira moderada, tentar diminuir, pelo menos em parte, toda a ansiedade que naturalmente toma conta dos estudantes horas antes da abertura do sistema de seleção do Ministério da Educação (MEC).
Clique aqui para fazer o download e ver todas as notas de corte do primeiro Sisu de 2014.

Como Retirar o Certificado do Ensino Médio Pelo Enem 2014?

Nesta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberou a consulta do resultado do Enem 2014 em seu sistema. Após visualizar suas notas, os candidatos partem em busca de informações sobre como utilizá-las para seus objetivos. Na matéria de hoje traremos orientações para aqueles que prestaram o Exame Nacional a fim de retirar ocertificado de conclusão do ensino médio.
Primeiramente vamos esclarecer quais os pré-requisitos obrigatórios para solicitação do diploma desta etapa escolar. Veja abaixo.

  • ter indicado, no ato da inscrição no exame, o desejo na retirada do documento;
  • ter completado 18 anos de idade até a data do Enem 2014 (8 e 9 de novembro);
  • ter conquistado 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento que compõem a prova objetiva;
  • ter atingido no mínimo 500 pontos na Redação.
Cumpridas todas estas exigências, o candidato poderá, a partir da próxima segunda-feira (19 de janeiro), comparecer na unidade certificadora apontada durante o processo de inscrição no Enem portando os documentos exigidos. Cada instituição certificadora define a forma de encaminhamento do pedido e os documentos a serem apresentados para solicitação do certificado.
Vale esclarecer que, conforme esclarece o Ministério da Educação (MEC), fazem parte do quadro de entidades certificadoras as secretarias estaduais de educação e os institutos federais de todo o país, uma vez que terão acesso aos dados de quem obteve a pontuação exigida para a certificação. O Inep disponibiliza o contato dos Institutos Federais e das Secretarias Estaduais de Educação Certificadoras.
Nesta última edição do Enem 67.254 candidatos prestaram o exame com a finalidade de retirar o diploma do ensino médio. De acordo com balanço divulgado pelo MEC nesta semana, somente 67.254 deles (10,6%) conseguiram atingir o desempenho necessário.

InfoEnem

Saiba Como Calcular a Média das Notas do Enem

Sempre que o resultado do Enem é divulgado, dezenas de leitores entram em contato conosco perguntando como fazer para calcular a média das notas do Exame Nacional do Ensino Médio informadas no boletim individual.
O cálculo das médias das notas do Enem corresponde exatamente a contabilização de uma média aritmética comum, que é igual ao resultado da soma dos valores de todas as parcelas divido pelo número de parcelas.
No caso do exame nacional, como o resultado fornece cinco notas (quatro para as provas das áreas com questões objetivas e mais uma para a redação), a média final equivale a soma de todas as notas divido por 5.
Acompanhe o exemplo abaixo:

Resultado Enem – Aluno X
  • Ciências Humanas: 625
  • Ciências da Natureza: 475
  • Linguagens e códigos: 520
  • Matemática: 380
  • Redação: 700
Para descobrir a média final do Aluno X, somamos suas notas (2.700) e dividimos o valor por 5. No caso, chegaremos a média de 540 pontos.
Caso queira calcular somente a média das provas objetivas, basta desconsiderar a pontuação da redação na soma e dividir o resultado por quatro.
É importante esclarecer que a média das notas do Enem é um dado meramente informativo. Ela será usada por programas do governo como o Prouni (oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), os quais têm como uma de suas exigências que o candidato tenha atingido média mínima de 450 pontos nas cinco áreas do conhecimento avaliadas pelo exame.
Já para disputa de vagas em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) por exemplo, não cabe utilizar tal média pois as universidades calculam o desempenho dos concorrentes de forma própria para cada curso, não havendo possibilidade de “prever” qual a pontuação final para as opções escolhidas.


Proinfo