sábado, 20 de novembro de 2010

DISSERTAÇÃO

A dissertação é  desenvolvida por meio do raciocínio de qualquer tema. Pode ter descrições, narrações, comparações. A dissertação está relacionado ao que o homem pensa, dando opiniões  e defendê-las. a base de uma boa dissertação é o silogismo em suas diversas formas; o escritor pode encontrar, nas leituras variadas, os argumentos para ilustrar sua exposição.
A dissertação tem que ser acompanhada da disposição de ideias, fugindo do "achismo", atacando o tema para mostrar a sua opinião: uma frase célebre, um provérbio, comentários sobre acontecimento histórico.

Então, quais os tipos de dissertação?
.
Expositiva
Acontece quando, no texto, o articulador das idéias utiliza dados fartamente noticiados em jornais, revistas, rádio, televisão, enciclopédias. Tais idéias são amplamente conhecidas e, por isso mesmo, inquestionáveis quanto ao conteúdo. Como o próprio nome diz, expõe os fatos, mas não apresenta necessariamente uma discussão.

Argumentativa
Acontece quando, ao escrever, nos dispomos a refletir sobre os assuntos enfocados, usando pontos-devista pessoais, aproximando ou correlacionando os fatos a fim de que cheguemos facilmente a uma conclusão.

Entre as maneiras de dissertar, é considerada sofisticada: a visão sobre os fatos discutidos é crítica, há evidências e juízos que são trazidos à luz de maneira analítica.

Mista
Não seria preciso dizer que este último método é o melhor... Por quê? Porque guarda em si as possibilidades dos dois anteriores, ou seja: ao mesmo tempo que você expõe os fatos conhecidos de todos, que podem se transformar em exemplificação atualizada, também permite que se argumente de maneira analítica, portanto crítica, e aí sejam inseridos questionamentos, juízos de valor, elementos tão caros e necessários a qualquer texto dissertativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário