COMPETÊNCIA 1 – Demonstrar o Domínio da Norma Culta da Língua
- Domínio precário da norma culta, com graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
- Domínio razoável da norma culta, com desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita, pouco aceitáveis nessa etapa de escolaridade.
- Bom domínio da norma culta, com pontuais desvios gramaticais e de convenções da escrita.
- Muito bom domínio da norma culta, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.
ASPECTOS DA NORMA CULTA A SEREM CONSIDERADOS:
A – Adequação de Registro
- Formal/coloquial
- Variante adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução
B – Norma Gramatical
- Sintaxe de concordância, regência e colocação.
- pontuação
- flexão
C – Convenções da Escrita
- Escrita das palavras (ortografia/acentuação)
- Maiúsculas e minúsculas
COMPETÊNCIA 2 – Compreender a Proposta de Redação e Aplicar Conceitos Das Várias Áreas de Conhecimento para Desenvolver o Tema, Dentro Dos Limites Estruturais Do Texto Dissertativo/ Argumentativo.
- Desenvolvimento tangencial do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo/argumentativo; ou desenvolvimento tangencial do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo; ou desenvolvimento razoável do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
- Desenvolvimento razoável do tema, a partir de considerações próximas do senso comum e domínio precário do tipo de texto dissertativo.
- Desenvolvimento razoável do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
- Bom desenvolvimento do tema, a partir de um repertório cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum, e bom domínio do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:
- Tema
- Autoria: compreensão do tema, articulação de diferentes perspectivas para defesa de um ponto de vista
- Utilização de conceitos de várias áreas
- Citações, alusões, analogias, exemplificações, dados e informações
- Estrutura
- Introdução, desenvolvimento e conclusão
- Encadeamento e progressão temática
COMPETÊNCIA 3 – Selecionar, Relacionar e Interpretar Informações, Fatos, Opiniões e Argumentos Em Defesa de Um Ponto de Vista.
- Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente relacionados ao tema proposto
- Apenas apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, ou limita-se a reproduzir os argumentos da proposta de redação
- Seleciona informações, fatos, opiniões, argumentos pertinentes ao tema proposto, organizando-os e relacionando-os de forma pouco consistente em relação ao seu projeto de texto
- Seleciona, organiza e relaciona de forma consistente, informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto em defesa do ponto de vista defendido em seu projeto de texto.
ASPECTO A SER CONSIDERADO: Coerência
COMPETÊNCIA 4 – Demonstrar Conhecimento dos Mecanismos Linguísticos Necessários para a Construção da Argumentação.
- Desarticulação das partes do texto.
- Articulação precária das partes do texto, devido a problemas frequentes na utilização de recursos coesivos.
- Articulação razoável das partes do texto, com problemas eventuais na utilização dos recursos coesivos.
- Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:
- Coesão lexical: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc
- Coesão gramatical: (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intersentenciais, interparágrafos, intervocabulares etc.)
COMPETÊNCIA 5 – Elaborar Proposta de Solução para o Problema, Mostrando Respeito aos Valores Humanos e Considerando a Diversidade Sociocultural.
- Não elabora explicitamente uma proposta
- Esboça algumas ideias que podem ser o núcleo de uma proposta, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
- Elabora proposta genérica de intervenção sobre a problemática desenvolvida, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
- Elabora proposta específica, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
InfoEnem
Nenhum comentário:
Postar um comentário