1. Cumprimento do Tema
Para se obter a nota máxima, é
fundamental que o candidato cumpra o tema integralmente. Como exemplo, o
tema da redação do Enem 2013 foi “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”
e, neste caso, o candidato deveria ter escrito uma
dissertação-argumentativa que explorasse, justamente, os efeitos, os
resultados, as consequências da implantação da Lei Seca no Brasil,
concordando ou discordando desta implementação e propondo uma ação de
intervenção social para esta temática a fim de abrandar a lei (caso
discordasse da mesma) ou de torná-la mais rígida.
O candidato que redigiu uma
redação abordando outra lei, como a Maria da Penha, por exemplo, ou que
abordou a Lei Seca de outros países, esquecendo-se do contexto
brasileiro ou, ainda, que escreveu sobre a legislação brasileira em
geral não cumpriu o tema de maneira integral e, portanto, o tangenciou.
Já o candidato que escreveu
sobre meio ambiente, sobre as manifestações de junho de 2013, sobre a
Copa do Mundo da FIFA no Brasil ou sobre qualquer outro tema que nada
tenha ver com os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil fugiu do
tema e, por isso, teve sua redação anulada.
O fundamental, em relação ao
cumprimento do tema, é abordá-lo em todos os aspectos postos pelo
comando da tarefa, pois uma prova de redação, nada mais é, do que uma
tarefa a ser cumprida. No exemplo que demos, do Enem 2013, a tarefa dada
pelo comando era expôr um ponto de vista sobre os efeitos da
implantação da Lei Seca no Brasil.
2. Cumprimento do Tipo Textual
O tipo textual
requerido pela prova de redação do Enem é a dissertação-argumentativa.
Deste modo, o candidato que escreve um outro tipo textual ou um outro
gênero não cumpre este aspecto da proposta e tem o seu texto anulado. Já
o candidato que, eventualmente, escrever um texto híbrido, isto é, um
texto que mistura tipos ou gêneros textuais terá uma nota muito aquém do
esperado, já que a tarefa exige uma dissertação-argumentativa completa
e, por isso mesmo, também não deve ser uma dissertação-argumentativa
incompleta, sem alguma parte de sua estrutura (introdução,
desenvolvimento e conclusão) nem deve existir um desequilíbrio este
estas partes, ou seja, uma parte ser melhor desenvolvida do que a outra.
Portanto, para se obter uma nota máxima na redação do Enem, o
candidato deve escrever uma dissertação-argumentativa completa, sem
falhas ou desequilíbrios.
3. Cópia Integral dos Textos Motivadores
A coletânea de textos motivadores do Enem tem dois objetivos: (a)
apresentar o tema para aquele candidato que não o conhece ou que teve
pouco contato com ele e (b) inspirar e motivar aquele candidato que já
conhece e/ou domina aquele tema. Este conjunto de textos não deve ser
copiado pelo candidato e sim utilizado de maneira crítica a fim de tecer
relações, criar contrapontos, fornecer exemplos etc.
Deste modo, a redação que não
passa de uma cópia integral dos textos motivadores é anulada, pois,
quando isto acontece, o candidato apenas copiou ao invés de escrever uma
texto próprio.
4. Cópia Articulada dos Textos Motivadores
Além da cópia integral, a grade
prevê a cópia articulada, ou seja, uma cópia dos textos motivadores na
qual o candidato conecta partes da coletânea com algumas palavras e/ou
construções próprias. Os corretores são capazes de notar quando isto
ocorre porque conhecem muito bem a proposta e a coletânea de textos
motivadores da proposta de redação e, nesses casos, a nota é muito
baixa.
5. Identificação da Redação
Para haver total isenção e
imparcialidade na correção, os corretores não podem e não devem saber
quem são os autores das redações e, por isso, as provas não devem estar
identificadas com as assinaturas dos candidatos. Em alguns vestibulares,
textos identificados são anulados automaticamente, isto é, nem ao menos
são lidos pelos corretores. Portanto, para evitar anulações, os
candidatos de todos os vestibulares, inclusive do Enem, não devem
assinar suas redações.
6. Número Insuficiente de Linhas
No Enem,
dissertações-argumentativas com menos de sete linhas são anuladas de
maneira automática, assim como as identificadas. Por isso e para
escrever um texto completo, com toda a sua estrutura presente e
equilibrada, o candidato deve escrever mais do que sete linhas.
Geralmente, uma dissertação-argumentativa completa contém, mais ou
menos, 25 linhas. Em seus estudos, o candidato deve ter como objetivo,
assim, escrever redações com uma média de 25 linhas ou que usem todas as
linhas da folha definitiva, tomando cuidado, claro, para não
ultrapassá-las.
Em alguns vestibulares, textos
com até quinze linhas ou menos têm pontos descontados, já que este
número de linhas não é suficiente para explorar adequadamente o tema da
proposta de redação.
Atentando-se para estes seis
pontos em sua preparação, o candidato estuda de uma maneira mais
adequada e focada para atingir a nota máxima na redação do Enem.
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