quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Competência na redação

COMPETÊNCIA 1 – Demonstrar o Domínio da Norma Culta da Língua
  • Domínio precário da norma culta, com graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
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  • Domínio razoável da norma culta, com desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita, pouco aceitáveis nessa etapa de escolaridade.
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  • Bom domínio da norma culta, com pontuais desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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  • Muito bom domínio da norma culta, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.
ASPECTOS DA NORMA CULTA A SEREM CONSIDERADOS:
A – Adequação de Registro
     
  • Formal/coloquial
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  • Variante adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução
B – Norma Gramatical
     
  • Sintaxe de concordância, regência e colocação.
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  • pontuação
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  • flexão
C – Convenções da Escrita
     
  • Escrita das palavras (ortografia/acentuação)
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  • Maiúsculas e minúsculas
  • COMPETÊNCIA 2 – Compreender a Proposta de Redação e Aplicar Conceitos Das Várias Áreas de Conhecimento para Desenvolver o Tema, Dentro Dos Limites Estruturais Do Texto Dissertativo/ Argumentativo.
         
    • Desenvolvimento tangencial do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo/argumentativo; ou desenvolvimento tangencial do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo; ou desenvolvimento razoável do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
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    • Desenvolvimento razoável do tema, a partir de considerações próximas do senso comum e domínio precário do tipo de texto dissertativo.
    •      
    • Desenvolvimento razoável do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
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    • Bom desenvolvimento do tema, a partir de um repertório cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum, e bom domínio do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
    ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:
         
    • Tema
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    • Autoria: compreensão do tema, articulação de diferentes perspectivas para defesa de um ponto de vista
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    • Utilização de conceitos de várias áreas
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    • Citações, alusões, analogias, exemplificações, dados e informações
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    • Estrutura
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    • Introdução, desenvolvimento e conclusão
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    • Encadeamento e progressão temática


    COMPETÊNCIA 3 – Selecionar, Relacionar e Interpretar Informações, Fatos, Opiniões e Argumentos Em Defesa de Um Ponto de Vista.
         
    • Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente relacionados ao tema proposto
    •      
    • Apenas apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, ou limita-se a reproduzir os argumentos da proposta de redação
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    • Seleciona informações, fatos, opiniões, argumentos pertinentes ao tema proposto, organizando-os e relacionando-os de forma pouco consistente em relação ao seu projeto de texto
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    • Seleciona, organiza e relaciona de forma consistente, informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto em defesa do ponto de vista defendido em seu projeto de texto.
    ASPECTO A SER CONSIDERADO: Coerência


    COMPETÊNCIA 4 – Demonstrar Conhecimento dos Mecanismos Linguísticos Necessários para a Construção da Argumentação.
    • Desarticulação das partes do texto.
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    • Articulação precária das partes do texto, devido a problemas frequentes na utilização de recursos coesivos.
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    • Articulação razoável das partes do texto, com problemas eventuais na utilização dos recursos coesivos.
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    • Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.
    ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:
         
    • Coesão lexical: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc
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    • Coesão gramatical: (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intersentenciais, interparágrafos, intervocabulares etc.)


    COMPETÊNCIA 5 – Elaborar Proposta de Solução para o Problema, Mostrando Respeito aos Valores Humanos e Considerando a Diversidade Sociocultural.
         
    • Não elabora explicitamente uma proposta
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    • Esboça algumas ideias que podem ser o núcleo de uma proposta, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
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    • Elabora proposta genérica de intervenção sobre a problemática desenvolvida, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
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    • Elabora proposta específica, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
InfoEnem

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