quarta-feira, 22 de julho de 2015

Relação Entre o Arcadismo e a Filosofia de Rousseau

Temos analisado os Períodos da Literatura Brasileira, conteúdo cobrado no caderno de Linguagens e Códigos. Como o Enem é uma prova que valoriza a interdisciplinaridade, faremos uma ponte dessa matéria com um conteúdo de filosofia, cobrado no caderno de Ciências Humanas e que também pode ser utilizado na Redação.
Recentemente estudamos a escola literária conhecida como Arcadismo, cuja característica mais marcante é o conceito defugere urbem: a fuga das grandes cidades e da civilização, o retorno à natureza e a valorização da simplicidade.
O filósofo Jean-Jacques Rousseau viveu no século XVIII. Uma de suas principais obras é Do Contrato Social, na qual ele desenvolve sua teoria contratualista e define o estado de natureza do ser humano, ou seja, sua essência, seu aspecto natural, original. É válido lembrar que o estado de natureza é uma situação hipotética e metafísica.
É abordando o estado de natureza do homem, que Rousseau utiliza um dos termos mais lembrados de sua obra: o bom selvagem. A ideia é de que o ser humano tem uma natureza (essência) boa, com plena liberdade, mas que o convívio na sociedade civilizatória o corrompe, o modifica; e esse é um dos motivos que impedem que a civilização atinja o bem comum e a igualdade.
Fonte: Diário Catarinense
Fonte: Diário Catarinense
É comum relacionar a ideia de bom selvagem do Rousseau com o conceito de fugere urbem do Arcadismo. Essa relação faz sentido quando pensamos na fuga da civilização como forma de retorno à liberdade do indivíduo e à igualdade social. Entretanto, é importante não confundir o uso do termo “natureza”. No Arcadismo, defende-se realmente o retorno ao campo, à natureza no sentido de meio ambiente. Já Rousseau defende que a civilização corruptiva não afete a natureza do homem, no sentido de essência humana.
Para reforçar essa questão, recomendamos a leitura de um artigo de Catherine Larrère, da Universidade de São Paulo (USP), disponibilizado aqui.
Essa relação também pode ser abordada em redações com temas próximos ao discutido aqui. Por exemplo, no nosso Curso de Redação para o Enem, no qual são trabalhados 30 temas, no modelo do exame, com correção e acompanhamento semanal de professores especializados em Produção Textual. Um destes temas é Êxodo Urbano: a fuga das grandes cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário