quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Não Fui Aprovado Com Minhas Notas do Enem. E agora?


Um dos pensamentos que mais atrapalham vestibulandos é o “não quero perder um ano”. Geralmente, essa expressão é utilizada quando o estudante não foi aprovado no final do ensino médio e irá fazer cursinho pré-vestibular, ou quando já fez e precisará de mais um ano. Entretanto, como deve desconfiar, a mensagem contida em “perder um ano” é totalmente negativa.  E toda a negatividade da expressão é atribuída ao novo ano de estudo e aprendizagem. Você realmente acredita que esse seja um ano perdido?
Acreditando ou não, o fato é que não é. Aliás, bem longe disso! Duvida? Pergunte para algumas pessoas que já se formaram no ensino superior sobre suas experiências no cursinho pré-vestibular. Certamente irá se espantar com a quantidade de ótimas lembranças que serão reveladas à você!
Logo, esse pensamento deve mudar. Se você não foi aprovado nos processos seletivos deste ano, você tem todo o direito de ficar triste. Não é esse meu ponto. Não invente desculpas para a desaprovação. Enfrente a realidade e lide com seu sofrimento. Mas o choro deve durar pouco se você está de olho na aprovação do próximo vestibular!
Um ano a mais de estudo tem várias vantagens! E muitas delas você só irá perceber depois. Um ano passa rápido, mas muitas coisas acontecem e é um período muito útil para amadurecer. O primeiro amadurecimento garantido é aprender a lidar com erros e desaprovações, ou seja, aprender a ouvir “não” e não desistir do que você realmente quer só porque tem um “caminho mais fácil”.
A partir daí, novos aprendizados irão surgir conforme você tem novas experiências. Veja esse tempo como oportunidade para adquirir mais autoconhecimento, conhecer suas limitações, se tornar mais confiante, menos ansioso etc. Com isso, você também terá ganho mais tempo para ter certeza do curso que irá prestar e seguir. Muitos estudantes, ao final de um ano a mais de estudos, descobrem novos gostos, cursos ou faculdades. Além de tudo isso, é claro, a maior oportunidade mesmo é aumentar seu leque de conhecimento.
Portanto, tire essa bobagem da cabeça que um ano de estudo é “perda de tempo”! O momento é de começar planejar esse novo ano de estudos o mais breve possível! Para isso, é recomendável que você “quantifique” seu conhecimento atual e compare-o com o conhecimento necessário para ser aprovado. Depois, é importante conseguir um material que realmente transforme você num especialista no exame . Por fim, muito estudo e dedicação para transformar o “ano perdido” num dos melhores de sua vida!

InfoEnem

Nenhum comentário:

Postar um comentário