quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Proposta de Redação


Além de não se esquecer das cinco competências, é de fundamental importância ter em mente um parâmetro de texto, isto é, ler e analisar dissertações-argumentativas que obtiveram boas notas, tanto no Enem quanto em outros vestibulares, auxilia a enxergarmos as inadequações e as lacunas em nossos textos. Vamos ver um exemplo de redação nota alta no Enem?

Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as pessoas no mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais. Nesse sentido, ser diferente já não parece tão encantador. Considerando a figura e os textos acima como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema.
O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
A Necessidade das Diferenças
De acordo com a Teoria da Educação das Espécies, o que possibilita a formação do mundo como conhecemos hoje foi a sobrevivência dos mais aptos ao ambiente. A seleção natural se baseia na escolha das características mais úteis eEstas somente se originam a partir das diferenças determinadas por mutações em códigos genéticos com o passar do tempo.
Se no âmbito Biológico as variações são imprescindíveis à vida, no sociológico não é diferente. Uma vez todos iguais, seríamos atingidos pelos mesmos problemas sem perspectiva de resolução, já que todas as ideias seriam semelhantes.
A maioria das pessoas está inserida em um contexto social contudo grandes inovações se fazem a partir do reconhecimento da individualidade de seus integrantes. Assim, é de nossa responsabilidade respeitar nossos semelhantes independentes de sexo, raça, idade, religião, visto que dependemos mutuamente.
Obviamente nem todas as diferenças são benéficas. Por exemplo, a diferença entre classes sociais não poderia assumir tal demissão. Para somá-la (?), necessitamos de uma melhor distribuição de renda aliada a oportunidades de trabalho, educação e saúde para todos.
Devemos nos conscientizar de que somos todos iguais em espécie, mas conviver com as diferenças (por mais difícil que pareça), pois elas nos enriquecem como pessoas. Nossos esforços devem ser voltados contra discriminações anacrônicas e vis, como o racismo ou perseguições religiosas. Estas não nos levam a lugar algum, apenas nos desqualificam como seres humanos.
Em negrito, sinalizamos as correções das quais esta redação necessitava. Nosso objetivo em exibi-la é mostrar que textos com notas altas não são textos sem inadequações e desvios e sim textos com teses e argumentos bem definidos; desde que estas inadequações não atrapalhem a fluidez da leitura do texto de maneira integral, poucos descontos de nota serão pontuados.
A proposta de intervenção social, nesta redação, é o maior ponto fraco, pois aponta a importância da conscientização, mas não disserta sobre como esta conscientização pode ser alcançada pelas pessoas. Caso este texto tivesse sido escrito em outro vestibular, não haveria problemas, mas o Enem tem como quinta competência a elaboração de uma proposta de intervenção social detalhada, algo que ficou falho neste caso, mas não impediu uma boa nota, pois há uma proposta: a conscientização.

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